P.E.C. Nº 5: Ogier na equipa oficial da Citroen? Que o diabo seja cego, SORDO e mudo!...



Notícias veiculadas no dia de hoje por alguma imprensa da especialidade, dão-nos conta da 'promoção' de Sébastien Ogier aos quadros da equipa oficial da Citroen, para com ela disputar três Ralis em piso de terra - 1000 Lagos, Japão e Grã-Bretanha - até final da temporada de 2010.

Caminho inverso fará o espanhol Dani Sordo, que apenas manterá, pelo menos para já, a posição de piloto oficial da marca do double chevron nos quatro Ralis em asfalto ou com piso misto que compõem a restante época - Bulgária, Catalunha, França e Alemanha -.

Divergindo de alguns outros quadrantes, não interpretamos esta notícia como uma quebra de confiança ou desmerecimento evidente de Olivier Quesnel nas capacidades do seu atual pupilo.

Pensamos, até, que a ideia poderá passar até retirar alguma pressão a Sordo tentando criar uma atmosfera de conforto que lhe possibilite, liberto das amarras comparativas com Loeb, potenciar as qualidades que muitos lhe reconhecem.

Sejamos claros: ser companheiro de equipa de Sébastien Loeb é tudo menos fácil e a atual estrutura desportiva da Citroen sabe-o melhor que ninguém.

Se fizermos, aliás, uma retrospetiva histórica, facilmente verificamos que campeoníssimos como Carlos Sainz ou Colin McRae, ainda que na trajetória descendente nas suas carreiras, saíram fragilizados quando estiveram na posição de pilotos oficiais da marca francesa após medição direta das suas prestações com as do pluricampeão francês.

Um piloto como o belga François Duval, que já havia antes estado debaixo do manto protetor da Ford, quando ingressou na Citroen rapidamente viu eclipsar-se o fulgor que muitos lhe auguravam, tamanha a diferença de prestações com o seu chefe-de-fila à época.

Não obstante a fasquia encontrar-se - demasiado? - alta e o tempo escassear, entendemos todavia prematuro e até precipitado anunciar-se, desde já, o início da curva descendente de Dani Sordo na alta-roda dos Ralis.

Se é certo que os ares do tempo estão nesta altura muito justificadamente a soprar na direção de Sébastien Ogier - que vai marcando pontos, posicionando-se a preceito para a sucessão de Loeb - estamos em crer que Sordo, competindo sob os desígnios da Citroen Júnior Team, livre de visibilidade mediática e sem a malha apertada de ter que ombrear diretamente com o atual campeão do mundo de Ralis, terá condições para chegar aos tão desejados como já merecidos triunfos.

Não podemos esquecer que há um mundo diferenças a separar uma equipa de cariz semiprivado e uma outra apoiada oficialmente por um construtor, como Jari-Matti Latvala, que tão boa conta de si deu na Stobbart, é exemplo bastante.

Aqui lhe deixamos, já que falamos nele, algumas imagens, exclusivas, da prestação de Dani Sordo nas edições de 2009 e 2010 do Rali de Portugal, sempre acompanhado pelo experiente navegador Marc Marti.

Sobre Sordo e Marti, Zona-Espectáculo recomenda-lhe também a visita à P.E.C. Nº 3 deste blogue...

RALI DE PORTUGAL/2009: [P.E.C. Nº 15 - 'São Brás de Alportel 1' - 16,23 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2009: [P.E.C. Nº 17 - 'São Brás de Alportel 2' - 16,23 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 2 - 'SANTA CLARA 1' - 22,72 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 3 - 'OURIQUE 1' - 20,21 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 5 - 'SANTA CLARA 2' - 22,72 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 9 - 'VASCÃO 1' - 25,23 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 12 - 'VASCÃO 2' - 25,23 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 15 - 'LOULÉ 1' - 22,51 quilómetros]:
video

RALI DE PORTUGAL/2010: [P.E.C. Nº 17 - 'LOULÉ 2' - 22,51 quilómetros]:
video

[Nota: a imagem que ilustra o presente tópico, foi colhida em:
http://www.nkoracingdesign.com/paginas/pilotos/pilotos/fotos/dani-sordo.jpg]

Comentários