sexta-feira, 18 de junho de 2010

P.E.C. Nº 7: Caramulo


A vila do Caramulo tem raízes antigas e tradições profundas na competição automóvel.

Situada nas encostas da Serra que lhe dá nome, ali se encontra sedeado o admirável 'Museu Abel Lacerda', no qual se encontra exposto um soberbo acervo de automóveis, motociclos e velocípedes clássicos, capazes de fazer seguramente as delícias de qualquer visitante, sem esquecer a emblemática mostra de viaturas de competição, de cuja coleção alguns exemplares fazem parte integrante do património automobilístico português.

No Caramulo, após alguns anos de interregno, disputa-se também a famosa Rampa agora rebatizada de 'Caramulo MotorFestival', evento que congrega muito justificadamente milhares de visitantes a cada edição.

Antigo sanatório desativado em meados do Séc. XX, no final dos anos oitenta e princípios da década seguinte o Caramulo acolheu em seis edições consecutivas do Rali de Portugal uma das classificativas da prova, ali se deslocando invariavelmente, por alturas do mês de Março, uma outra espécie de 'doentes' com uma estranha e indecifrável 'fixação', quase 'paranoica' diríamos, por provas de Ralis.

É esta antiga classificativa que agora lhe revelamos, com uma visita guiada ao seu interior.

a) Troço: Caramulo.
b) Piso: Asfalto.
c) Início: Na vila do Caramulo, em frente ao Hotel com o mesmo nome, imediatamente antes do início da subida [Latitude: 40º34'9.29''N; Longitude: 8º10'17.36''W].
d) Final: À entrada da povoação de Abóboda [Latitude: 40º35'32.35''N; Longitude: 8º14'34.62''W].
e) Anos em que se disputou: 1989 a 1994.
f) Quilometragens:

1989 – 14,10 kms;
1990 – 14,10 kms;
1991 – 14,10 kms;
1992 – 14,10 kms;
1993 – 14,08 kms;
1994 – 14,14 kms.

g) Resultados/vencedores:

- 1989 – Mássimo Biasion/Tiziano Siviero (Lancia Delta Integrale) – 8m:46s (96,50 km/h);
- 1990 – Mássimo Biasion/Tiziano Siviero (Lancia Delta HF Integrale 16v) – 8m:33s (98,95 km/h);
- 1991 - Mássimo Biasion/Tiziano Siviero (Lancia Delta HF Integrale 16v) – 8m:46s (96,50 km/h);
- 1992 – Mássimo Biasion/Tiziano Siviero (Ford Sierra Cosworth 4x4) – 7m:56s (106,64 km/h);
- 1993 - Cancelado por motivos não apurados;
- 1994 – Juha Kankkunen/Nicky Grist (Toyota Celica Turbo 4WD) – 8m:08s (104,31 km/h).

[Nota 1: Dados estatísticos compilados por João Costa].
[Nota 2: Imagens colhidas por David Matos].

A FOTO PUBLICADA NO PRESENTE TRABALHO FOI OBTIDA EM:
- http://www.panoramio.com/photo/8814725


2 comentários:

  1. Por lá andámos há algum tempo... não é o meu troço favorito daquela zona específica, gostei mais da Muna e de Vouzela...

    ZR

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente contigo. Os quilómetros iniciais do troço de Muna que vão até à povoação de Caselho do Guardão são excepcionais, e os 23 quilómetros de Vouzela são na íntegra uma bela súmula de várias das tradicionais classificativas em asfalto existentes em Portugal.


    Em breve esses dois troços serão objecto de visita e informação por parte deste blogue.

    ResponderEliminar