sábado, 6 de novembro de 2010

P.E.C. Nº 26: Préstimo



Na «P.E.C. Nº 7» deste blogue, procedemos à apresentação do troço do Caramulo integrado no âmbito do Rali de Portugal, com imagens e informação pormenorizada sobre o mesmo.

Desta feita, damos continuidade a essa ideia convidando os nossos visitantes a uma vista guiada por dentro do troço do Préstimo (versão asfalto) que, entre 1983 e 1990, constituiu o lote de classificativas da prova.

Esta classificativa tinha como percurso, nos anos de 1983, 1984, 1988, 1989 e 1990, precisamente aquele que as imagens abaixo colocadas documentam, com pequeníssimas diferenças de poucos metros no seu início ou no seu final em algumas das referidas ocasiões.

Iniciava-se num cruzamento junto a Macieira de Alcoba (40°37'30.60"N - 8°16'45.03"W), para finalizar em frente ao cemitério junto à povoação de Ferreiros de Cima (40°37'39.61"N - 8°22'22.76"W).

Entre 1985 e 1987, o troço foi percorrido no sentido exactamente inverso.

ANOS/QUILÓMETRAGENS/SENTIDO DO TROÇO:

E - Macieira de Alcoba;
O - Cemitério de Ferreiros de Cima.

1983 – 12,50 km (E/O);
1984 – 12,50 km (E/O);
1985 – 12,50 km (O/E);
1986 – 12,50 km (O/E);
1987 – 12,20 km (O/E);
1988 – 12,00 km (E/O);
1989 – 11,90 km (E/O);
1990 – 11,90 km (E/O).

RESULTADOS/VENCEDORES:

1983 – Anulado (manifestação de vidreiros);

1984Attilio Bettega/Maurizio Perissinot e Massimo Biasion/Tiziano Siviero (ambas as duplas em Lancia 037 Rally) – 7m:33s (média: 99,34 km/h);

1985Massimo Biasion/Tiziano Siviero (Lancia 037 Rally) – 7m:28s (média: 100,45 km/h);

1986Joaquim Moutinho/Edgar Fortes (Renault 5 Turbo) – 8m:38s (média: 86,87 km/h);

1987Carlos Sainz/António Boto (Ford Sierra RS Cosworth) – 7m:57s (média: 92,08 km/h);

1988Massimo Biasion/Carlo Cassina - (Lancia Delta Integrale) – 7m:43s (média: 93,30 km/h);

1989Massimo Biasion/Tiziano Siviero - (Lancia Delta Integrale) – 7m:39s (média: 93,95 km/h);

1990 – Anulado (motivo desconhecido).

IMAGENS (sentido: Macieira de Alcoba > cemitério de Ferreiros de Cima):


[Nota: Agradecemos, uma vez mais, o precioso auxílio do João Costa na compilação de informação, bem como a colaboração do David Matos na recolha das imagens].

Sem comentários:

Enviar um comentário