P.E.C. Nº 50: Rali de Portugal/2010, 'Loulé 1 e 2'



A «Estrada Nacional 2», magnificamente ilustrada no livro com o mesmo nome da autoria de João Catarino, a partir da década de noventa, com a profusão massiva de autoestradas, foi perdendo relevância enquanto eixo rodoviário estruturante do nosso país.

No entanto, à medida que se verificou uma diminuição progressiva de tráfego na «EN2», a estrada foi conquistando um estatuto e aura de um certo misticismo, quer pelo facto de atravessar o país de norte a sul ligando Algarve a Trás-os-Montes, num percurso total de mais de setecentos quilómetros, quer pelo extraordinário enquadramento paisagístico de vários dos trajetos por onde passa, espraiando-se indolente pelo Portugal profundo, sem esquecer a sinuosidade que sempre a caracterizou, palco de eleição para os amantes da condução pura e dura.

Colocando este tema em perspetiva, diríamos que a «EN2», enquanto ideal de liberdade e aventura é, à escala lusa, a nossa «Route 66» [grande via americana, com quase 4.000 quilómetros de extensão, que atravessa aquele país desde Chicago/Illinois até Los Angeles/Califórnia - http://en.wikipedia.org/wiki/U.S._Route_66 -].

Uma estrada com estas características, denotando traços comuns à própria identidade do Rali de Portugal, não podia deixar de estabelecer laços de proximidade com a prova.

Sem aprofundarmos a nossa pesquisa e apelando apenas às nossas memórias, recordamo-nos de já ter sido assim com o antigo troço de «Lamego», versão 1994 [encontra lugar de destaque por ser aquele que, até hoje, entre todos os disputados em terra no âmbito do Rali de Portugal, foi cumprido pelo vencedor, Sainz, à medida horária mais rápida de sempre, a quase 140 km/hora], que terminava junto à «EN2».

No presente, além do troço do «Vascão», é a classificativa de «Loulé» que cumpre o nobre desígnio de estender fraternalmente a mão aquela rodovia [37°16'18.86"N - 7°57'49.54"W], justamente nas imediações do local onde foram colhidas as imagens que dão corpo à presente «P.E.C.»

«LOULÉ '1'»:

ARMINDO ARAÚJO/MIGUEL RAMALHO [Mitsubishi Lancer Evo X]:

BERNARDO SOUSA/NUNO RODRIGUES DA SILVA [Ford Fiesta S2000]:

DANI SORDO/MARC MARTI [Citroen C4 WRC]:

FEDERICO VILLAGRA/JORGE PEREZ COMPANC [Ford Focus RS WRC 08]:

HENNING SOLBERG/ILKA MINOR [Ford Focus RS WRC 08]:

KHALID AL QASSIMI/MICHAEL ORR [Ford Focus RS WRC 09]:

KIMI RAIKKONEN/KAJ LINDSTROM [Citroen C4 WRC]:

MADS OSTBERG/JONAS ANDERSSON [Subaru Impreza WRC 08]:

MATTHEW WILSON/SCOTT MARTIN [Ford Focus RS WRC 08]:

MICHAL KOSCIUSZO/MACIEK SZCZEPANIAK [Skoda Fabia S2000]:

MIKKO HIRVONEN/JARMO LEHTINEN [Ford Focus RS WRC 09]:

NASSER AL ATTIYAH/GIOVANNI BERNACCHINI [Ford Fiesta S2000]:

OTT TANAK/KULDAR SIKK [Mitsubishi Lancer Evo X]:

PETTER SOLBERG/PHIL MILLS [Citroen C4 WRC]:

SÉBASTIEN LOEB/DANIEL ELENA [Citroen C4 WRC]:

SÉBASTIEN OGIER/JULIEN INGRASSIA [Citroen C4 WRC]:

XAVI PONS-ALEX HARO [Ford Fiesta S2000]:

«LOULÉ '2'»

DANI SORDO/MARC MARTI [Citroen C4 WRC]:

MADS OSTBERG/JONAS ANDERSSON [Subaru Impreza WRC 08]:

MIKKO HIRVONEN/JARMO LEHTINEN [Ford Focus RS WRC 09]:

PETTER SOLBERG/PHIL MILLS [Citroen C4 WRC]:

SÉBASTIEN LOEB/DANIEL ELENA [Citroen C4 WRC]:

SÉBASTIEN OGIER/JULIEN INGRASSIA [Citroen C4 WRC]:

Sobre a «Estrada Nacional n.º 2», existem para consulta alguns dados históricos e biográficos em:
- http://marafado.wordpress.com/2010/02/25/a-estrada-nacional-2/
- http://pt.wikipedia.org/wiki/EN2

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