sábado, 25 de junho de 2011

P.E.C. Nº 72: Ypres, Ypres, hurra!



Neste final de semana prosseguiu na Bélgica mais uma edição do Rali de Ypres, prova pontuável em simultâneo para o campeonato da europa de Ralis e para o Intercontinental Rally Challenge.

Remonta a 1965 a vasta história do Rali de Ypres [que durante anos a fio, até 1996, manteve a designação de '24 horas de Ypres'], onde pontificam na galeria de vencedores nomes como Rohrl, Toivonen, Vatanen, Biasion ou Ragnotti.

Ypres é um dos Ralis mais específicos de todo o mundo, com caraterísticas que o tornam ímpar.

Com um percurso desenhado em zonas predominantemente agrícolas e sem desníveis de terreno [a haver similitudes em Portugal, ainda que à distância, elas podem-se encontrar na antiga classificativa de Alcobaça - «Rali Centro de Portugal» - e no troço dos Campos do Lis - «Rali Vidreiro» - ], a ronda belga do europeu e IRC 'obriga' os concorrentes a um conhecimento apuradíssimo do terreno de molde a evitar as inúmeras armadilhas que os troços oferecem.

Para andar com eficácia neste Rali é imperioso possuir-se uma noção muito concreta da enorme quantidade de cruzamentos com que os concorrentes se deparam [característica que lhe confere uma dimensão quase labiríntica], prefigurando mentalmente a necessidade de contrariar a tendência 'natural' de cortar curvas, exercício arriscado e por norma pago bem caro nos troços da Flandres Ocidental.

A todas estas dificuldades acresce ainda a estreiteza das classificativas, que tornam o ato de condução num refinado exercício de precisão e pontaria.

A prova de 2011 [vitória final para Freddy Loix, a 7ª no evento] foi aziaga para a Peugeot Portugal [Bruno Magalhães e Paulo Grave viram-se forçados a desistir no dia de ontem, devido a problemas mecânicos no seu 207 S2000], mas ainda assim, não obstante o amargo de boca, Zona-Espectáculo propõe ao caro visitante entrar na máquina do tempo retrocedendo até à 31ª edição das «24 Horas de Ypres», disputada em 1995, com mais de trinta belíssimos minutos de imagens sobre o desenrolar da mesma.






A FOTO QUE ENCIMA O PRESENTE TRABALHO FOI OBTIDA EM:
- http://uppmotorsports.blogspot.com/2010/06/bruno-magalhaes-em-grande-ritmo-caca-do.html

Sem comentários:

Enviar um comentário