quarta-feira, 31 de agosto de 2011

P.E.C. Nº 94: InveSTIG agora mesmo!



O piloto de Ralis vive por norma intensamente o seu desporto.

À partida, ele recusa a aposentação definitiva do exercício de condução contra o cronómetro: quando muito, permanece em regime de reserva.

Essa ética de princípios algo ‘militar’, fundada no dever de função, leva-o a regressar ao teatro de operações [leia-se troços] sempre que o contexto o justifica ou assim o proporciona.



Stig Blomqvist teve nos Ralis uma carreira de longevidade ímpar, marcada precisamente por inúmeros regressos à modalidade após [curtos] períodos de interregno.

General da mais elevada patente, o campeão do mundo de Ralis de 1984 nunca recusou um bom ‘combate’, mesmo nos anos em que a sua destreza já havia conhecido maior fulgor, mesmo quando as ‘armas’ que em algumas ocasiões manuseou estavam aquém do ‘arsenal bélico’ dos seus contendores.



Nos anos oitenta Blomqvist, sueco, afirmava-se como um contrabalanço quase solitário ao poderio da equipa de finlandeses voadores, seus vizinhos, que encantava mundo.

Além do mais, o piloto de Örebro afastava-se em toda a linha do arquétipo como em Portugal, à época, se descrevia os seus compatriotas: Stig não era ‘alto’, não era ‘louro’ [pelo contrário exibia até uma calvície algo latina] e de ‘tosco’, então, é que não tinha rigorosamente nada.

Foi, nas loucas batalhas dos Ralis da década de oitenta, um dos mais destacados artilheiros da temida ‘infantaria Audi’.



Os Ralis impõem códigos de conduta que não se coadunam com deserções no doce remanso do sofá.

Tal como Walter Rohrl [vd. nossa P.E.C. Nº 36], também o velho Stig não resistiu ao chamamento que o seu antigo regimento da Audi lhe formulou para voltar ao palco de algumas das mais épicas batalhas de que há memória nos Ralis: os campos entrincheirados do Turini.

É do retorno deste velho guerrilheiro nórdico ao bólide que o guindou à condição de herói, qual 'chaimite' símbolo de uma revolução operada nos Ralis corria o ano de 1980, que se referem as imagens que seguem.



AS FOTOS PUBLICADAS NO PRESENTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
- http://www.independent.co.uk/life-style/motoring/motoring-news/f1s-ecclestone-joins-bid-to-buy-saab-1861628.html?action=Gallery&ino=2
- http://rallymemory.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
- http://rallymemory.blogspot.com/2010/11/temporadas.html
- http://www.wrc.com/drivers-and-teams/drivers-hall-of-fame/

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