quinta-feira, 31 de março de 2011

P.E.C. Nº 55: Rali de Portugal/2011, 'Ourique 2'



O local documentado pelas imagens que se seguem, é assumidamente um dos nossos prediletos dentro de todo o conjunto de classificativas que atualmente dão corpo ao Rali de Portugal.

Trata-se do lugarejo de 'Monte Abaixo', em plena classificativa de Ourique.

Não sendo reconhecido pela organização da prova como 'Zona-Espetáculo', este sítio é ainda relativamente desconhecido do grande público, facto que não será alheio à acessibilidade algo difícil e à completa ausência de sinalização para o efeito.

No entanto, do ponto de vista do espetador, todo este trecho da classificativa de Ourique reúne condições mais que suficientes para o considerarmos especialmente apelativo.

O amplo campo visual à disposição possibilita seguir a ação dos carros durante um período de tempo considerável.



A uma zona de centenas de metros em descida, com curvas médias, que culmina com uma curva apertada à direita, quase gancho, sucede com uma reta onde os bólides colocam os cavalos à solta e a plenos pulmões parecem esventrar as entranhas da estrada, 'despedindo-se' simbolicamente dos adeptos com uma cerrada cortina de pó.

Há, porém, em todo este local um outro pormenor que para nós é decisivo: o momento em que a condução pura e dura dá lugar ao mais genuíno desafio sobre as leis da física, quando os pilotos mais afoitos se decidem, numa fração de segundo, optar por deixar terra firme permitindo-se literalmente levitar.

Quem conhece as imagens do eterno Colin McRae a exercer um 'voo picado', 'predador', na descida ao Enxudro, Arganil, sabe a que nos referimos no parágrafo anterior.

Em 2009, Jari-Matti Latvala [quem mais?...] levou ao rubro o 'Monte Abaixo', quando na primeira passagem por Ourique [que venceu] se permitiu possibilitar a Miikka Anttila, seu navegador, a inusual experiência de estar sentado num automóvel ao mesmo tempo que flutuava sem chão debaixo dos pés.

Nesse momento o gaudio dos espetadores foi de tal ordem que, porventura como nunca antes, o 'Monte' correu mesmo sérios riscos de vir 'Abaixo'...



ARMINDO ARAÚJO/MIGUEL RAMALHO [Mini John Cooper Works S2000]:
video

BERNARDO SOUSA/ANTÓNIO COSTA [Ford Fiesta RS WRC]:
video

BRUNO MAGALHÃES/PAULO GRAVE [Peugeot 207 S2000]:
video

DENNIS KUIPERS/FREDERIC MICLOTTE [Ford Fiesta RS WRC]:
video

HENNING SOLBERG/ILKA MINOR [Ford Fiesta RS WRC]:
video

JARI-MATTI LATVALA/MIIKKA ANTTILA [Ford Fiesta RS WRC]:
video

KIMI RAIKKONEN/KAJ LINDSTROM [Citroen DS3 WRC].MOV
video

MATTHEW WILSON/SCOTT MARTIN [Ford Fiesta RS WRC]:
video

MIKKO HIRVONEN-JARMO LEHTINEN [Ford Fiesta RS WRC]:
video

PETER VAN MERKSTEIJN/EDDY CHEVAILLIER [Citroen DS3 WRC]:
video

PETTER SOLBERG/CHRIS PATTERSON [Citroen DS3 WRC]:
video

SÉBASTIEN LOEB/DANIEL ELENA [Citroen DS3 WRC]:
video

SÉBASTIEN OGIER/JULIEN IGRASSIA [Citroen DS3 WRC]:
video

terça-feira, 29 de março de 2011

P.E.C. Nº 54: Rali de Portugal/2011, 'Felizes 1'



'Felizes' é uma espécie de 'classificativa apátrida'.

Pretendemos com isto salientar que pela diversidade do seu percurso, alternando secções rápidas com zonas de ganchos e curvas encadeadas, mescladas por constantes desníveis de terreno [além da beleza rude e esmagadoramente bela da paisagem que a envolve], este troço, seguramente dos mais empenhativos a nível nacional, assentaria também que nem uma luva na Serra de Agra, em Fafe, no Açor ou na Cabreira, fugindo um pouco à morfologia das demais classificativas que compõem o atual Rali de Portugal.

Felizes podem-se dar os pilotos que conseguem cumprir... 'Felizes' [em anos anteriores também denominado 'Malhão'] sem cair nas ratoeiras que os seus mais de vinte quilómetros lhes propõe.

Vários são os locais desta classificativa a reunir os requisitos que o público mais aprecia: zonas de enorme visibilidade em que se vê o evoluir dos carros durante consideráveis períodos de tempo, secções com curvas alternadas que obrigam a um permanente desequilíbrio da traseira dos bólides por parte dos respetivos pilotos, e vários ganchos em que os espetadores podem ver os concorrentes de muito perto, verdadeiramente em cima do acontecimento.

Com tamanhos predicados, em 2011 não podíamos deixar de regressar a 'Felizes'.

Da primeira passagem da caravana de inscritos por este troço, partilhamos agora com os nossos visitantes as imagens que passamos a publicar.

ARMINDO ARAÚJO/MIGUEL RAMALHO [Mini John Cooper Works S2000]:
video

BERNARDO SOUSA/ANTÓNIO COSTA [Ford Fiesta RS WRC]:
video

BRUNO MAGALHÃES/PAULO GRAVE [Peugeot 207 S2000]:
video

DANIEL OLIVEIRA/CARLOS MAGALHÃES [Mini John Cooper Works S2000]:
video

DENNIS KUIPERS/FREDERIC MICLOTTE [Ford Fiesta RS WRC]:
video

ERIK VAN LOON/HARMEN SCHOLTALBERS [Skoda Fabia S2000]:
video

FEDERICO VILLAGRA/JOSÉ-LUÍS DIAZ [Ford Fiesta RS WRC]:
video

HENNING SOLBERG/ILKA MINOR [Ford Fiesta RS WRC]:
video

JARI-MATTI LATVALA/MIIKKA ANTTILA [Ford Fiesta RS WRC]:
video

KHALID AL QASSIMI/MICHAEL ORR [Ford Fiesta RS WRC]:
video

KIMI RAIKKONEN/KAJ LINDSTROM [Citroen DS3 WRC]:
video

MATTHEW WILSON/SCOTT MARTIN [Ford Fiesta RS WRC]:
video

MIKKO HIRVONEN/JARMO LEHTINEN [Ford Fiesta RS WRC]:
video

PETTER SOLBERG/CHRIS PATTERSON [Citroen DS3 WRC]:
video

SÉBASTIEN LOEB/DANIEL ELENA [Citroen DS3 WRC]:
video

SÉBASTIEN OGIER/JULIEN IGRASSIA [Citroen DS3 WRC]:
video

segunda-feira, 28 de março de 2011

P.E.C. Nº 53: Rali de Portugal/2011, 'Santa Clara 1'


Debaixo dos maiores encómios, provindos dos mais diversos quadrantes, terminou ontem a edição de 2011 do Rali de Portugal.

A prova soube estar à altura do 'pacto não escrito' que vem selando com adeptos e concorrentes de há 44 anos a esta parte.

Fiel aos seus pergaminhos, uma vez mais mostrou-se exigente para pilotos e máquinas, repleta, também, de pequenas peripécias e reviravoltas que quase relegaram as grandes decisões para a tomada de tempos final.

Sébastien Ogier revalidou a vitória obtida em 2010 tornando-se o terceiro piloto a averbar, em três provas disputadas até ao momento, um triunfo na temporada em curso.

Estivemos no Algarve e de novo reforçamos a convicção que o atual Rali de Portugal é, sob o prisma competitivo, uma prova interessantíssima esquematizada em classificativas de grande exigência ao nível de condução, enquadradas por uma beleza paisagística inegável.

Defensores acérrimos do nosso Rali partilhamos consigo as imagens obtidas no passado fim-de-semana, com os WRC agora em nova roupagem, mais difíceis de pilotar, porventura menos performantes, mas nem por isso a deixarem de exercer no comum dos aficionados o fascínio de sempre.



ARMINDO ARAÚJO/MIGUEL RAMALHO [Mini John Cooper Works S2000]:
video

BERNARDO SOUSA/ANTÓNIO COSTA [Ford Fiesta RS WRC]:
video

BERNHARD TEN BRINKE/DAVY THIERIE [Skoda Fabia S2000]:
video

BRUNO MAGALHÃES/PAULO GRAVE [Peugeot 207 S2000]:
video

DANIEL OLIVEIRA/CARLOS MAGALHÃES [Mini John Cooper Works S2000]:
video

DENNIS KUIPERS/FREDERIC MICLOTTE [Ford Fiesta RS WRC]:
video

FEDERICO VILLAGRA/JOSÉ-LUÍS DIAZ [Ford Fiesta RS WRC]:
video

HENNING SOLBERG/ILKA MINOR [Ford Fiesta RS WRC]:
video

JARI-MATTI LATVALA/MIIKKA ANTTILA [Ford Fiesta RS WRC]:
video

KHALID AL QASSIMI/MICHAEL ORR [Ford Fiesta RS WRC]:
video

KIMI RAIKKONEN/KAJ LINDSTROM [Citroen DS3 WRC]:
video

MARTIN SEMERAD/MICHAL ERNST [Mitsubishi Lancer Evo IX]:
video

MATTHEW WILSON/SCOTT MARTIN [Ford Fiesta RS WRC]:
video

MIKKO HIRVONEN/JARMO LEHTINEN [Ford Fiesta RS WRC]:
video

NICOLÁS FUCHS/RUBÉN FRANCISCO GARCIA [Mitsubishi Lancer Evo X]:
video

PATRIK FLODIN/GORAN BERGSTEN [Subaru Impreza STI]:
video

PETER VAN MERKSTEIJN/EDDY CHEVAILLIER [Citroen DS3 WRC]:
video

PETTER SOLBERG/CHRIS PATTERSON [Citroen DS3 WRC]:
video

SÉBASTIEN LOEB/DANIEL ELENA [Citroen DS3 WRC]:
video

SÉBASTIEN OGIER/JULIEN IGRASSIA [Citroen DS3 WRC]:
video

YURIY PROTASOV/ADRIAN AFTANAZIV [Mitsubishi Lancer Evo X]:
video