quarta-feira, 18 de abril de 2012

P.E.C. Nº 134: Cento e trinta e duas boas razões para acharmos Markku Alén verdadeiramente o ’maximum’...


O assunto talvez mereça estudo sociológico.

A profunda empatia entre o público português militante dos Ralis e o finlandês Markku Alén, cimentada ao longo de anos, é um processo de rendição mútua que continua a ser dos mais belos guiões redigidos em quarenta e seis edições do Rali de Portugal.

Porquê Markku, e não qualquer outro dos [grandes] adversários com quem terçou armas nos seus tempos de piloto?

Porquê Portugal e não qualquer outro dos países onde o nórdico competiu e também aí fez alarde à sua categoria?

São perguntas no domínio da emoção, onde não cabem respostas de matriz racional.

Certo é que o 'casamento' algo improvável entre um povo latino e um cidadão nórdico criou raízes com o passar dos anos.

Talvez porque a condição lusa fundada no desenrascanço, admirasse paradoxalmente o rigor profissional que fez caminho em toda a carreira do grande piloto finlandês.

Alén nunca foi aquele nórdico de feitio glaciar, inacessível ao comum dos adeptos.

Não obstante a sua fisionomia espadaúda em manifesto contrate com o anafado aficionado português, parecia claramente aquele tipo porreiro capaz de trocar dois dedos de conversa e jogar connosco um dominó numa qualquer tasca ali para as bandas de Abadim ou Aldeia das Dez.

Num país que tinha [e tem…] uma relação difícil com o processo de condução, e estava [está…] permanentemente de candeias às avessas com a segurança na estrada, quem sabe o fascínio em torno de Alén não estivesse intimamente ligado à sua enorme capacidade em saber amestrar a seu bel-prazer bólides muito potentes [a ideia algo mitológica de ‘às do volante’ assenta-lhe que nem uma luva, ou melhor, que nem duas luvas] em estradas esburacadas e traiçoeiras [Portugal nessa matéria era, à época, um imenso troço de Ralis].

Quando se fala de Markku Alén vem à memória as cinco vitórias [máximo absoluto] no Rali de Portugal [1975, 1977, 1978, 1981 e 1987], quando a prova parecia desenhada à medida da sua versatilidade e capacidade de condução nos mais variados tipos de terreno.

Os feitos homéricos do portentoso piloto de Helsínquia vão todavia mais longe, não se esgotando sequer no duelo sem tréguas que protagonizou com o seu compatriota Hannu Mikkola na bíblica noite de Sintra em 1978, ou no episódio da roda perdida na Peninha em 1981 que o levou a virar costas [literalmente] às convenções terminando apoteoticamente a classificativa às arrecuas.

Entre 1974 e 1993, ao volante dos carros mais distintos, sob as mais diversas condições e géneros de terreno, Markku averbou no Rali de Portugal 132 das 801 vitórias em classificativas que conquistou em toda a sua carreira no campeonato do mundo da modalidade.

São números que impressionam e que dão corpo à lenda: tão distante de nós no seu génio e arte, mas tão perto, afinal, como qualquer tasca em Abadim ou Aldeia das Dez...

1) MARKKU ALÉN EM PORTUGAL: as vitórias em classificativas...

1 9 7 4 
[6 vitórias em classificativas]
[carro: Fiat Abarth 124 Rallye]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Abrigada.
EXTENSÃO: 8,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:28s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,29 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Orbacém.
EXTENSÃO: 11,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:00s.
MÉDIA HORÁRIA: 82,50 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Alcide Paganelli].

CLASSIFICATIVA: Fafe.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:56s.
MÉDIA HORÁRIA: 69,23 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Cabreira.
EXTENSÃO: 15,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 12m:22s.
MÉDIA HORÁRIA: 72,78 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Senhora da Graça.
EXTENSÃO: 37,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 32m:24s.
MÉDIA HORÁRIA: 69,44 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Freita.
EXTENSÃO: 20,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 20m:43s.
MÉDIA HORÁRIA: 59,37 kms/h.

1 9 7 5
[18 vitórias em classificativas]
[carro: Fiat Abarth 124 Rallye]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Sintra 1.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:23s.
MÉDIA HORÁRIA: 85,33 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Montejunto 1.
EXTENSÃO: 8,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:29s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,01 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Walter Rohrl].

CLASSIFICATIVA: Alpiarça.
EXTENSÃO: 23,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 15m:12s.
MÉDIA HORÁRIA: 90,79 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Sintra 2.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:19s.
MÉDIA HORÁRIA: 86,10 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Alcabideche 2.
EXTENSÃO: 4,20 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:43s.
MÉDIA HORÁRIA: 92,76 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Sintra 3.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:18s.
MÉDIA HORÁRIA: 86,30 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Montejunto 3.
EXTENSÃO: 8,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:17s.
MÉDIA HORÁRIA: 96,53 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lousã.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:25s.
MÉDIA HORÁRIA: 74,85 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Walter Rohrl].

CLASSIFICATIVA: Candosa 1.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:24s.
MÉDIA HORÁRIA: 72,22 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Walter Rohrl e Achim Warmbold].

CLASSIFICATIVA: Arganil/Aldeia das Dez.
EXTENSÃO: 48,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 35m:29s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,16 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Viseu.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:06s.
MÉDIA HORÁRIA: 78,69 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Aldeia do Sul 1.
EXTENSÃO: 30,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 25m:05s.
MÉDIA HORÁRIA: 71,76 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Canelas 1.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:57s.
MÉDIA HORÁRIA: 77,09 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:35s.
MÉDIA HORÁRIA: 72,91 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Canelas 2.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 9m:04s.
MÉDIA HORÁRIA: 76,10 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Freita 2.
EXTENSÃO: 24,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 19m:52s.
MÉDIA HORÁRIA: 73,99 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Caramulo.
EXTENSÃO: 7,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:18s.
MÉDIA HORÁRIA: 66,67 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Buçaco.
EXTENSÃO: 14,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 11m:07s.
MÉDIA HORÁRIA: 78,26 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Ove Andersson].

1 9 7 7
[2 vitórias em classificativas]
[carro: Fiat 131 Abarth]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Arganil 1.
EXTENSÃO: 43,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 31m:04s.
MÉDIA HORÁRIA: 83,05 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arganil 2.
EXTENSÃO: 43,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 31m:41s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,43 kms/h.

1 9 7 8
[12 vitórias em classificativas]
[carro: Fiat 131 Abarth]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 1.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:21s.
MÉDIA HORÁRIA: 127,66 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Bernard Darniche].

CLASSIFICATIVA: Talhadas.
EXTENSÃO: 7,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 65,69 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Orbacém 1.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:38s.
MÉDIA HORÁRIA: 90,39 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Bjorn Waldegaard].

CLASSIFICATIVA: Fafe.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:25s.
MÉDIA HORÁRIA: 74,81 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Ari Vatanen].

CLASSIFICATIVA: Marão.
EXTENSÃO: 37,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 27m:31s.
MÉDIA HORÁRIA: 80,68 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Viseu.
EXTENSÃO: 26,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 17m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 89,08 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Candosa 3.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:14s.
MÉDIA HORÁRIA: 74,52 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lousã 2.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:00s.
MÉDIA HORÁRIA: 78,75 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Peninha 2.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:02s.
MÉDIA HORÁRIA: 96,69 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Peninha 3.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:01s.
MÉDIA HORÁRIA: 97,10 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Sintra 2.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:05s.
MÉDIA HORÁRIA: 88,94 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Sintra 3.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:01s.
MÉDIA HORÁRIA: 89,79 kms/h.

1 9 8 0
[14 vitórias em classificativas]
[carro: Fiat 131 Abarth]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Montejunto.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:54s.
MÉDIA HORÁRIA: 97,96 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Relvas/Lousã 1.
EXTENSÃO: 23,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 17m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 77,31 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Freita.
EXTENSÃO: 24,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 19m:20s.
MÉDIA HORÁRIA: 76,03 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Ponte de Lima 1.
EXTENSÃO: 22,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 17m:45s.
MÉDIA HORÁRIA: 74,37 kms/h.

CLASSIFICATIVA: São Lourenço 1.
EXTENSÃO: 27,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 25m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 62,67 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Orbacém 1.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:26s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,82 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Ponte de Lima 2.
EXTENSÃO: 22,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 19m:02s.
MÉDIA HORÁRIA: 69,35 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Orbacém 2.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:24s.
MÉDIA HORÁRIA: 82,14 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Senhora da Graça.
EXTENSÃO: 40,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 32m:50s.
MÉDIA HORÁRIA: 73,10 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Vila Real.
EXTENSÃO: 6,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:43s.
MÉDIA HORÁRIA: 132,52 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lamego.
EXTENSÃO: 17,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 11m:19s.
MÉDIA HORÁRIA: 92,78 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Viseu.
EXTENSÃO: 26,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 18m:31s.
MÉDIA HORÁRIA: 85,87 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 4.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:35.
MÉDIA HORÁRIA: 116,13 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Peninha 4.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:13s.
MÉDIA HORÁRIA: 92,49 kms/h.

1 9 8 1
[10 vitórias em classificativas]
[carro: Fiat 131 Abarth]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Relvas/Lousã 1.
EXTENSÃO: 23,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 17m:33s.
MÉDIA HORÁRIA: 78,63 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Candosa 1.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:56s.
MÉDIA HORÁRIA: 79,05 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Vouzela.
EXTENSÃO: 23,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 15m:47s.
MÉDIA HORÁRIA: 87,43 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Vinho do Porto.
EXTENSÃO: 7,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:41s.
MÉDIA HORÁRIA: 89,68 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lamego.
EXTENSÃO: 17,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 10m:42s.
MÉDIA HORÁRIA: 98,13 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arganil 1.
EXTENSÃO: 42,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 29m:24s.
MÉDIA HORÁRIA: 85,71 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Candosa 1.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:28s.
MÉDIA HORÁRIA: 71,34 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Michèle Mouton].

CLASSIFICATIVA: Arganil 2.
EXTENSÃO: 42,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 30m:38s.
MÉDIA HORÁRIA: 82,26 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Sintra 1.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:46s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,12 kms/h.

CLASSIFICATIVALagoa Azul 5.
EXTENSÃO5,00 kms.
TEMPO REALIZADO2m:58s.
MÉDIA HORÁRIA101,12 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Henri Toivonen].

1 9 8 3
[6 vitórias em classificativas]
[carro: Lancia Rally 037]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 1.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:18s.
MÉDIA HORÁRIA: 130,43 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 2.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:16s.
MÉDIA HORÁRIA: 132,35 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Hannu Mikkola].

CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 3.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:14s.
MÉDIA HORÁRIA: 134,33 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Montejunto.
EXTENSÃO: 13,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:45s.
MÉDIA HORÁRIA: 115,56 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Walter Rohrl].

CLASSIFICATIVA: Orbacém 2.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:17s.
MÉDIA HORÁRIA: 94,74 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Gávea 2.
EXTENSÃO: 12,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:06s.
MÉDIA HORÁRIA: 88,89 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Michèle Mouton].

1 9 8 4
[12 vitórias em classificativas]
[carro: Lancia Rally 037]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Sintra 2.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:31s.
MÉDIA HORÁRIA: 96,68 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 3.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:14s.
MÉDIA HORÁRIA: 134,33 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Sintra 3.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:29s.
MÉDIA HORÁRIA: 97,17 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Orbacém 2.
EXTENSÃO: 11,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:22s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,67 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Gávea 2.
EXTENSÃO: 11,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 84,08 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Extremo 2.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:34s.
MÉDIA HORÁRIA: 109,35 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arcos/Portela 2.
EXTENSÃO: 27,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 18m:32s.
MÉDIA HORÁRIA: 87,41 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Mões 2.
EXTENSÃO: 11,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:40s.
MÉDIA HORÁRIA: 99,00 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Viseu 2.
EXTENSÃO: 26,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 17m:10s.
MÉDIA HORÁRIA: 92,62 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arganil 1.
EXTENSÃO: 56,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 38m:31s.
MÉDIA HORÁRIA: 88,01 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Candosa 1.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:43s.
MÉDIA HORÁRIA: 82,69 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lousã 2.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:27s.
MÉDIA HORÁRIA: 84,56 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Hannu Mikkola].

1 9 8 6
[2 vitórias em classificativas]
[carro: Lancia Delta S4]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Lagoa Azul 1.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:15s.
MÉDIA HORÁRIA: 133,33 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Walter Rohrl e Henri Toivonen].

CLASSIFICATIVA: Peninha 1.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:47s.
MÉDIA HORÁRIA: 103,08 kms/h.

1 9 8 7
[9 vitórias em classificativas]
[carro: Lancia Delta HF 4WD]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Montejunto.
EXTENSÃO: 9,60 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:22s.
MÉDIA HORÁRIA: 107,33 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Figueiró dos Vinhos.
EXTENSÃO: 20,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 13m:14s.
MÉDIA HORÁRIA: 92,95 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Vouzela.
EXTENSÃO: 23,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 15m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 87,07 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lagoa 1.
EXTENSÃO: 7,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:05s.
MÉDIA HORÁRIA: 75,95 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Braga.
EXTENSÃO: 12,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:02s.
MÉDIA HORÁRIA: 96,35 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arcos/Portela.
EXTENSÃO: 26,40 kms.
TEMPO REALIZADO: 19m:25s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,58 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Montim 2.
EXTENSÃO: 6,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:57s.
MÉDIA HORÁRIA: 101,77 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Juha Kankkunen].

CLASSIFICATIVA: Covêlo de Paiva 1.
EXTENSÃO: 15,40 kms.
TEMPO REALIZADO: 9m:57s.
MÉDIA HORÁRIA: 92,86 kms/h.
[vencedor ex aequo com Massimo Biasion].

CLASSIFICATIVA: Arganil 1.
EXTENSÃO: 22,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 14m:58s.
MÉDIA HORÁRIA: 90,20 kms/h.

1 9 8 8
[15 vitórias em classificativas]
[carro: Lancia Delta Integrale]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Vouzela.
EXTENSÃO: 14,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 9m:44s.
MÉDIA HORÁRIA: 91,85 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Montim 1.
EXTENSÃO: 6,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:53s.
MÉDIA HORÁRIA: 103,52 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lameirinha 1.
EXTENSÃO: 10,10 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:04s.
MÉDIA HORÁRIA: 85,75 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Hannu Mikkola e Massimo Biasion].

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lagoa 1.
EXTENSÃO: 7,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:05s.
MÉDIA HORÁRIA: 75,95 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Braga.
EXTENSÃO: 13,20 kms.
TEMPO REALIZADO: 10m:43s.
MÉDIA HORÁRIA: 73,90 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Montim 2.
EXTENSÃO: 6,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:46s.
MÉDIA HORÁRIA: 106,73 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lameirinha 2.
EXTENSÃO: 10,10 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:56s.
MÉDIA HORÁRIA: 87,40 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lagoa 2.
EXTENSÃO: 7,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:57s.
MÉDIA HORÁRIA: 77,65 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Carvalho de Rei.
EXTENSÃO: 10,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:40s.
MÉDIA HORÁRIA: 85,30 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Aboboreira.
EXTENSÃO: 21,20 kms.
TEMPO REALIZADO: 15m:58s.
MÉDIA HORÁRIA: 77,65 kms/h.

CLASSIFICATIVA: São Gião 2.
EXTENSÃO: 17,60 kms.
TEMPO REALIZADO: 13m:40s.
MÉDIA HORÁRIA: 77,27 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arganil 2.
EXTENSÃO: 22,40 kms.
TEMPO REALIZADO: 14m:22s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,55 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Vale de Ursa.
EXTENSÃO: 7,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:50s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,10 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Abrantes.
EXTENSÃO: 15,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:59s.
MÉDIA HORÁRIA: 102,19 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Coruche.
EXTENSÃO: 20,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 9m:44s.
MÉDIA HORÁRIA: 125,14 kms/h.

1 9 8 9
[8 vitórias em classificativas]
[carro: Lancia Delta Integrale]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Estoril.
EXTENSÃO: 5,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 4m:05s.
MÉDIA HORÁRIA: 80,82 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Carlos Sainz e Massimo Biasion].

CLASSIFICATIVA: Fafe/Montim 2.
EXTENSÃO: 6,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:51s.
MÉDIA HORÁRIA: 104,42 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lameirinha 2.
EXTENSÃO: 10,10 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:01s.
MÉDIA HORÁRIA: 86,37 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Fafe/Lagoa 2.
EXTENSÃO: 7,70 kms.
TEMPO REALIZADO: 5m:52s.
MÉDIA HORÁRIA: 78,75 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Carvalho de Rei.
EXTENSÃO: 10,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:33s.
MÉDIA HORÁRIA: 86,62 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Arganil/Fajão 2.
EXTENSÃO: 32,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 23m:42s.
MÉDIA HORÁRIA: 82,28 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Abrantes.
EXTENSÃO: 15,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:55s.
MÉDIA HORÁRIA: 102,95 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Coruche.
EXTENSÃO: 20,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 10m:02s.
MÉDIA HORÁRIA: 121,40 kms/h.

1 9 9 1
[2 vitórias em classificativas]
[carro: Subaru Legacy RS]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Jamor.
EXTENSÃO: 2,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 1m:42s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,18 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Carlos Sainz].

CLASSIFICATIVA: Figueiró dos Vinhos.
EXTENSÃO: 20,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 13m:12s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,18 kms/h.

1 9 9 2
[9 vitórias em classificativas]
[carro: Toyota Celica Turbo 4WD]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Jamor.
EXTENSÃO: 2,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 1m:36s.
MÉDIA HORÁRIA: 86,25 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Lousada.
EXTENSÃO: 3,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 2m:43s.
MÉDIA HORÁRIA: 66,26 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Juha Kankkunen e Armin Schwarz].

CLASSIFICATIVA: Veiga.
EXTENSÃO: 5,80 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:49s.
MÉDIA HORÁRIA: 91,18 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Montim 1.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:53s.
MÉDIA HORÁRIA: 77,25 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Luílhas 2.
EXTENSÃO: 13,10 kms.
TEMPO REALIZADO: 9m:37s.
MÉDIA HORÁRIA: 81,73 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Carvalho de Rei.
EXTENSÃO: 10,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 7m:34s.
MÉDIA HORÁRIA: 86,43 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Amoreira.
EXTENSÃO: 15,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 12m:55s.
MÉDIA HORÁRIA: 73,86 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Abrantes.
EXTENSÃO: 15,30 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:18s.
MÉDIA HORÁRIA: 110,60 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Coruche.
EXTENSÃO: 20,20 kms.
TEMPO REALIZADO: 9m:24s.
MÉDIA HORÁRIA: 128,94 kms/h.

1 9 9 3
[7 vitórias em classificativas]
[carro: Subaru Legacy RS]
[navegador: Ilkka Kivimaki]


CLASSIFICATIVA: Veiga.
EXTENSÃO: 5,83 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:54s.
MÉDIA HORÁRIA: 89,69 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Montim 2.
EXTENSÃO: 5,00 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:56s.
MÉDIA HORÁRIA: 76,27 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com Colin McRae].

CLASSIFICATIVA: Lameirinha 2.
EXTENSÃO: 10,04 kms.
TEMPO REALIZADO: 6m:39s.
MÉDIA HORÁRIA: 90,59 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Cabeceiras de Basto.
EXTENSÃO: 13,50 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:42s.
MÉDIA HORÁRIA: 93,10 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Nogueira.
EXTENSÃO: 7,53 kms.
TEMPO REALIZADO: 3m:56s.
MÉDIA HORÁRIA: 114,86 kms/h.
[nota: vencedor ex aequo com François Delecour].

CLASSIFICATIVA: Amoreira.
EXTENSÃO: 15,90 kms.
TEMPO REALIZADO: 12m:52s.
MÉDIA HORÁRIA: 74,15 kms/h.

CLASSIFICATIVA: Abrantes.
EXTENSÃO: 15,25 kms.
TEMPO REALIZADO: 8m:14s.
MÉDIA HORÁRIA: 111,13 kms/h. 


2) MARKKU ALÉN EM PORTUGAL: factos e curiosidades...

- Markku Alén disputou 15 edições do Rali de Portugal [1974; 1975; 1977; 1978; 1980; 1981; 1983; 1984; 1986; 1987; 1988; 1989; 1991; 1992; 1993];

- Venceu 5 edições [33,33% do total de participações] da prova [1975; 1977; 1978; 1981; 1987], o que ainda hoje constitui recorde absoluto de triunfos;

- Alén chegou ao final em 14 das 15 edições do Rali de Portugal em que participou [a única desistência, por motivos fortuitos, ocorreu em 1986 na sequência do abandono das equipas de fábrica após o fatídico acidente da dupla Joaquim Santos/Miguel Oliveira no Ford RS 200 da equipa Diabolique, no decurso da classificativa ‘Lagoa Azul 1’];

- Obteve 9 pódios, [1974 – classificado final -; 1975 – vitória -; 1977 – vitória -; 1978 – vitória -; 1980 – classificado final -; 1981 – vitória -; 1984 – classificado final -; 1987 – vitória -; 1989 – classificado final -]; concluindo nos três primeiros classificados em 60% do total de participações na prova [15];

- As 15 edições do Rali de Portugal em que Markku participou perfizeram um total de 615 classificativas;

- Dessas 615 classificativas, o finlandês chegou ao fim em 570 delas [as 45 restantes prendem-se com o acidente do Rali de Portugal de 1986, atrás descrito];

- Markku Alén triunfou ao longo da sua carreira em 132 classificativas no Rali de Portugal;

- Essas 132 vitórias representam 16,48% do total de triunfos em classificativas [801] que o nórdico averbou no campeonato do mundo de Ralis;

- Essas 132 vitórias significam que no Rali de Portugal Markku Alén saiu vitorioso em 23,15% dos troços [570] que concluiu;

- A primeira vitória em especiais portuguesas foi na edição do Rali de Portugal de 1974;

- A primeira vitória em especiais portuguesas foi obtida logo no 3º troço [Abrigada] que disputou em terras lusas;

- A última vitória em especiais portuguesas foi na edição do Rali de Portugal de 1993;

- A última vitória em especiais portuguesas foi obtida no penúltimo troço [Abrantes] que disputou em terras lusas;

- Markku Alén esteve na liderança do Rali de Portugal, pelo menos durante uma classificativa, em 11 edições da prova [1975; 1977; 1978; 1980; 1981; 1983; 1984; 1986; 1987; 1991; 1992];

- Apenas não liderou o Rali em 1974, 1988, 1989 e 1993, mas em todos esses anos triunfou sempre pelo menos numa classificativa.

- Ao liderar em 11 das 15 apresentações em Portugal, significa que comandou o Rali em 73,33% do total de edições que disputou;

- Liderou o Rali de Portugal, entre 1974 e 1993, durante um total de 148 classificativas;

- Liderou o Rali de Portugal em 25,96% dos troços [570] que disputou;

- Das 14 edições da prova que concluiu, o pior resultado de Markku é um lugar final na edição de 1988 [na qual, ainda assim, averbou o impressionante número de 15 vitórias em especiais de classificação];

- Markku Alén disputou 15 edições do Rali de Portugal aos comandos de 8 carros [Fiat Abarth 124 Rallye; Fiat 131 Abarth; Lancia Rally 037; Lancia Delta S4; Lancia Delta HF 4WD; Lancia Delta Integrale, Subaru Legacy RS e Toyota Celica Turbo 4WD]  de 4 marcas distintas;

- Venceu classificativas com qualquer um dos oito carros que tripulou nas especiais de classificação portuguesas;

- O ano em que o piloto escandinavo maior número de classificativas venceu [18], foi na 9ª edição do Rali de Portugal, disputada em 1975;

- O ano em que liderou o Rali de Portugal durante o maior número de classificativas foi em 1987, quando comandou em 33 das 37 especiais que compunham a prova;

- Markku Alén, por fim, venceu classificativas no Rali de Portugal em todas as 15 edições da prova nas quais constou da respetiva lista de inscritos.

EM RESUMO:

ANO: 1974.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 6.
RESULTADO FINAL: 3º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Não.

ANO: 1975.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 18.
RESULTADO FINAL: vencedor.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1977.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 2.
RESULTADO FINAL: vencedor.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1978.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 12.
RESULTADO FINAL: vencedor.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1980.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 14.
RESULTADO FINAL: 2º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1981.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 10.
RESULTADO FINAL: vencedor.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1983.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 6.
RESULTADO FINAL: 4º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1984.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 12.
RESULTADO FINAL: 2º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1986.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 2.
RESULTADO FINAL: abandonou a prova.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1987.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 9.
RESULTADO FINAL: vencedor.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1988.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 15.
RESULTADO FINAL: 6º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Não.

ANO: 1989.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 8.
RESULTADO FINAL: 2º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Não.

ANO: 1991.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 2.
RESULTADO FINAL: 5º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1992.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 9.
RESULTADO FINAL: 4º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Sim.

ANO: 1993.
VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS: 7.
RESULTADO FINAL: 4º classificado.
LIDEROU A PROVA?: Não.

Nota final
O presente trabalho recordou-nos o grato prazer da descoberta. 
Seguir o percurso de Markku Alén no Rali de Portugal obedeceu a dezenas de horas dedicadas a investigação, todas elas bem empregues. 
Concluímos que uma lenda também se expressa através de números. 
É incomum ganhar classificativas numa prova espaçadas por dezanove longos anos. 
A mestria constata-se quando percebemos que alguém vence classificativas em todas as suas múltiplas participações num Rali ao mais alto nível.
Só podemos curvar-nos respeitosamente perante quem consegue triunfar praticamente em uma a cada quatro classificativas que disputou numa prova como o Rali de Portugal.
Concluir todas as participações [com exceção de apenas uma, e mesmo esta por motivos anómalos], numa prova como a nossa, unanimemente considerada muito dura, leva-nos a constatar que Markku Alén não só foi sempre extremamente rápido no nosso país, como terá entendido e interpretado como poucos a essência do Rali de Portugal.
A passagem do finlandês por terras lusas atravessa transversalmente diversas gerações de automóveis, passando incólume sobre diferentes concepções de Rali.
Markku, em Portugal como lá fora, é em definitivo um dos mais extraordinários pilotos que o mundo dos Ralis já conheceu.
Esperamos que este trabalho possa ajudar a compreender porquê!





AS FOTOS PUBLICADAS NO PRESENTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
- http://www.ralisasul.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=601&start=13
- http://rallydeportugalspecial.wordpress.com/tag/markku-alen/
- http://www.specialstage.com/forums/showthread.php?41718-Those-Crazy-Rally-Spectators/page4
- http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=792.0
- http://rallyazores.blogspot.pt/2010/05/rally-historia-rally-de-portugal-1980.html
- http://rallyazores.blogspot.pt/2011/03/wrc-rally-de-portugal-1982-19831984.html
- http://rallymemory.blogspot.pt/2012/03/1987-em-imagens.html
- http://www.jarrotts.com/galleries/blackandwhite/9_alen.htm
- http://rallyazores.blogspot.pt/2010/05/rally-historia-rally-de-portugal-1991.html
- http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?fokey=as.stories/64749&p=stories&op=view&uop=userlogin
- http://www.g-forum.net/historic/REX/M.Alen.jpg

2 comentários:

  1. PARABENS.... EXCELENTE TRABALHO, sobre um grande, grande piloto e talvez a maior "lenda" da história do "nosso" Rali!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu elogio, um forte tónico para continuarmos a aventura que constitui este blogue. Investigar o percurso do Markku Alén em Portugal, terá sido dos trabalhos que maior prazer intelectual nos deu desde que iniciámos este espaço...

    ResponderEliminar