sexta-feira, 15 de junho de 2012

P.E.C. Nº 143: Um pouco de história e geografia...


Com o presente trabalho sentamo-nos na bacquet da máquina do tempo.

Pegamos num volante chamado memórias, ajustando os cintos à rica e vasta história do Rali de Portugal.

Recuamos trinta e cinco anos, até à décima primeira edição da prova, disputada em 1977.

O país havia saído pouco tempo antes do 'Estado Novo', regime que, após quarenta e oito longos anos, ironicamente implodia… de velho!

Ensaiavam-se tropegamente os primeiros passos da liberdade, mas Portugal continuava a ter não ter faróis que permitissem projetar-se para lá de Vilar Formoso.

Para oferecer fora de portas pouco mais havia que o sol, Amália e Fátima, uma vez que até o Eusébio entrava penosamente por esses anos no ocaso da sua carreira.

Nesses tempos eram poucos os portugueses de exceção.

Figura senatorial no automobilismo nacional e emergente no contexto do desporto motorizado europeu, fruto da sua reconhecida capacidade organizativa e do seu glaciar rigor germânico, Alfredo César Torres conseguia à época mobilizar um conjunto de apaixonados por Ralis para colocar de pé o ‘melhor Rali do Mundo’, nos dias [e noites] em que Markku Alén era mais influente no país que o próprio Frank Carlucci.

A prova, no final da década de 70, era porventura a única grande realização nacional que lograva obter prestígio além-fronteiras [a César o que é de César…], exportando-nos como um país de gente simples e afável, predominantemente rural, mas com uma capacidade de saber receber que fazia o encanto dos estrangeiros que visitavam o país.

E havia a abrangência, o formato e a extensão do Rali, as dificuldades dos troços e o público vibrante e entusiasta, funcionando em conjunto como um magnífico bilhete ilustrado daquilo que Portugal era.

A somar a todos estes predicados, os carros, cheios de fulgor e têmpera na traseira, a lembrar a cada curva a predisposição das cariocas para sambar em dia de desfile carnavalesco.

Sempre defendemos que o conhecimento do passado e a perceção da história, é o motor que permite chegar à compreensão daquilo que significa, a vários níveis, o Rali de Portugal para muitos portugueses.

A prova, nas múltiplas mutações que foi sofrendo, soube transformar-se sociologicamente em algo mais vasto que um mero acontecimento desportivo.

No belíssimo filme publicado no presente trabalho, fica a ideia dos vários Portugais de há 35 anos atrás: das cosmopolitas São Pedro de Moel ou Póvoa de Varzim à manada de bois do Minho profundo, do silêncio meditativo da Penha ao ruído orgástico do autódromo do Estoril.

É uma visita guiada ao passado que agora lhe propomos, caro leitor, sugerindo para o efeito que se sente na bacquet da máquina do tempo, pegue num volante chamado memórias, e ajuste os cintos à vasta e rica história do Rali de Portugal…

«»«»«»  «»«»«»
  
[Nota: Para elaboração do presente trabalho «Zona-Espectáculo» contou com a colaboração, verdadeiramente decisiva, de Gonçalo Fernandes e de João Costa, duas das maiores autoridades em Portugal no que respeita ao conhecimento e cartografia de troços de Rali].

 RALI DE PORTUGAL | 1977 

DATA: 1 a 6 de março de 1977.
CLASSIFICATIVAS: 46.
CLASSIFICATIVA MAIS CURTA: Alcabideche [4,20 kms].
CLASSIFICATIVA MAIS EXTENSA: Arganil [43,00 kms].
CLASSIFICATIVA MAIS LENTA: Armamar 1 [cumprida à média de 68,81 kms/h].
CLASSIFICATIVA MAIS RÁPIDA: Lagoa Azul 1 [cumprida à média de 123,29 kms/h].
NÚMERO DE INSCRITOS: 103 pilotos.
CONCLUÍRAM O RALI: 27 pilotos [correspondente a 26,2% do número de inscritos].
DISTÂNCIA TOTAL DA PROVA: 2.461,90 kms.
DISTÂNCIA TOTAL DOS PERCURSOS DE LIGAÇÃO: 1.882,00 kms.
DISTÂNCIA TOTAL DAS CLASSIFICATIVAS DO RALI: 579,90 kms.
DISTÂNCIA TOTAL DAS CLASSIFICATIVAS EFETIVAMENTE CUMPRIDAS: 546,90 kms.

NÚMERO DE VITÓRIAS EM CLASSIFICATIVAS:

- Bjorn Waldegaard / Hans Thorszelius [Ford Escort RS 1800] - 21;
- Ari Vatanen / Peter Bryant [Ford Escort RS 1800] - 13;
- Fulvio Bacchelli / Francesco Rossetti [Fiat 131 Abarth] - 5;
- Jean-Claude Andruet / Christian Delferrier [Fiat 131 Abarth] - 4;
- Markku Alén / Ilkka Kivimaki [Fiat 131 Abarth] - 2;
- Ove Andersson / Henry Liddon [Toyota Celica 2000 GT] - 1;
- Hannu Mikkola / Arne Hertz [Toyota Celica 2000 GT] - 1.

LÍDERES DA PROVA:

- Fulvio Bacchelli / Francesco Rossetti [Fiat 131 Abarth], da 1ª à 12ª classificativa;
- Ari Vatanen / Peter Bryant [Ford Escort RS 1800], da 13ª à 26ª classificativa;
- Markku Alén / Ilkka Kivimaki [Fiat 131 Abarth], da 27ª à 46ª classificativa.

QUADRO DE HONRA:

- Vitória absoluta e no ‘Grupo 4’: Markku Alén / Ilkka Kivimaki [Fiat 131 Abarth].
- Vencedores no ‘Grupo 1’: Giovanni Salvi / Pedro de Almeida [Ford Escort RS 2000].
- Vencedores no ‘Grupo 2’: Manuel Queiroz PereiraMêquêpê»] / Miguel Vilar [Opel Kadett GT/E].
- Vencedores no ‘Grupo 3’: Wilfried Hermann / Jutta Fellbaum [Porsche 911].

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1st 
 3 
 Alen, Markku
 Fiat 131 Abarth
   FI 
  G4 
   6h 51m 47s 

 2nd 
 2 
 Waldegard, Bjorn
 Ford Escort RS
   SE 
  G4 
   +3m 56s 

 3rd 
 4 
 Andersson, Ove
 Toyota Celica
   SE 
  G4 
   +4m 21s 

 4th 
 5 
 Andruet, Jean-Claude
 Fiat 131 Abarth
   FR 
  G4 
   +14m 47s 

 5th 
 1 
 Verini, Maurizio
 Fiat 131 Abarth
   IT 
  G4 
   +15m 13s 

 6th 
 10 
 Queiroz Pereira, Manuel
 Opel Kadett GT/E
   PT 
  G2 
   +37m 08s 

 7th 
 12 
 Wittman, Franz
 Opel Kadett GT/E
   AT 
  G4 
   +46m 40s 

 8th 
 30 
 Salvi, Giovanni
 Ford Escort RS2000
   PT 
  G1 
   +52m 45s 

 9th 
 63 
 Nunes, Americo
 Porsche 911
   PT 
  G4 
   +54m 49s 

 10th 
 24 
 Russling, Klaus
 Opel Kadett GT/E
   AT 
  G1 
   +54m 56s 

 11th 
 18 
 Herrmann, Wilfried
 Porsche 911
   DE 
  G3 
   +1h 06m 11s 

 12th 
 57 
 'Jomaro'
 Opel Kadett GT/E
   PT 
  G1 
   +1h 28m 03s 

 13th 
 105 
 Cunha, Jose
 Datsun 1200
   PT 
  G2 
   +1h 30m 55s 

 14th 
 48 
 Fontainhas, Carlos
 Ford Escort RS2000
   PT 
  G2 
   +1h 45m 48s 

 15th 
 45 
 Isopp, Wolfram
 Volkswagen Golf GTi
   AT 
  G1 
   +1h 46m 02s 

 16th 
 78 
 Tristao, Albino
 Toyota Corolla
   PT 
  G2 
   +1h 58m 24s 

 17th 
 49 
 Mignot, Georges
 Opel 1904SR
   BE 
  G2 
   +2h 00m 38s 

 18th 
 121 
 Santos Silva, Porfirio
 Datsun 1200
   PT 
  G1 
   +2h 01m 36s 

 19th 
 50 
 Labarthe, Jean-Claude
 Porsche Carrera
   FR 
  G4 
   +2h 02m 28s 

 20th 
 38 
 Stohl, Rudolf
 Lada 1500
   AT 
  G2 
   +2h 03m 26s 

 21st 
 43 
 Ripper, Karl
 Opel Kadett GT/E
   AT 
  G1 
   +2h 08m 22s 

 22nd 
 97 
 Beaudoin, Dominique
 Datsun 510
   FR 
  G1 
   +2h 31m 35s 

 23rd 
 77 
 Restellini, Dominique
 Peugeot 504
   FR 
  G2 
   +2h 41m 14s 

 24th 
 112 
 Pais da Silva, Antonio
 Opel 1904SR
   PT 
  G1 
   +2h 53m 01s 

 25th 
 71 
 Blain, Georges
 Opel Kadett GT/E
   FR 
  G2 
   +3h 01m 38s 

 26th 
 117 
 Marin, Guy
 Datsun 180B
   FR 
  G1 
   +3h 03m 00s 

 27th 
 93 
 Gransard, Alain
 Ford Escort
   FR 
  G1 
   +3h 29m 29s 



LEGENDAGEM DO FILME ACIMA PUBLICADO:
[obtido em: http://www.youtube.com/watch?v=8g2bR421yyI]

0m:32s até 1m:03s:


CLASSIFICATIVA: Penha.
PISO: Asfalto.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
LOCAL: Junto ao Santuário da Penha, Guimarães.
GPS41°25'57.68"N - 8°16'7.80"W.

4m:16s até 4m:55s:


CLASSIFICATIVA: Peninha.
PISO: Asfalto.
EXTENSÃO: 6,50 kms.
LOCAL: Salto da Peninha.
GPS38°46'15.80"N - 9°27'2.79"W.

4m:56s até 5m:44s:


CLASSIFICATIVA: Montejunto.
PISO: Gravilha.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
LOCAL: Gancho à esquerda, em descida.
GPS: 39°11'56.72"N - 9° 1'3.16"W.

5m:45s até 6m:29s:


CLASSIFICATIVA: São Pedro de Moel.
PISO: Asfalto.
EXTENSÃO: 7,50 kms.
LOCAL: Início da classificativa, junto à Praia Velha, na estrada São Pedro de Moel/Praia da Vieira.
GPS39°46'26.54"N -  9° 1'21.78"W.

6m:30s até 6m:59s:


CLASSIFICATIVA: São Pedro de Moel.
PISO: Asfalto.
EXTENSÃO: 7,50 kms.
LOCAL: Cruzamento em direção ao final da classificativa junto ao parque de campismo da Orbitur.
GPS39°45'54.03"N -  9° 0'44.38"W.


13m:30s até 14m:07s14m:24s até 14m:34s: 



CLASSIFICATIVA: Cabreira.
PISO: Terra.
EXTENSÃO: 27,00 kms.
LOCAL: Passagem pela povoação de Anjos.
GPS: 41°35'57.65"N - 8° 4'20.05"W. 

14m:35s até 14m:48s:



CLASSIFICATIVAFafe.
PISOTerra.
EXTENSÃO8,00 kms.
LOCAL: Imediações da povoação de Lagoa.
GPS41°31'26.19"N - 8° 5'21.30"W.

14m:49s até 15m:48s:



CLASSIFICATIVAFafe.
PISOTerra.
EXTENSÃO8,00 kms.
LOCALImediações da povoação de Lagoa.
GPS41°31'17.52"N - 8° 5'15.74"W.


15m:55s até 16m:16s:


CLASSIFICATIVAMarão.
PISOTerra.
EXTENSÃO37,00 kms.
LOCALCaminho das Minas da Guiné.
GPS: 41°18'36.54"N - 7°59'57.11"W.    

16m:24s até 16m:41s16m:51s até 16m:56s:


CLASSIFICATIVA: Marão.
PISO: Terra.
EXTENSÃO: 37,00 kms.
LOCAL: Gancho à esquerda junto à povoação de Fridão.
GPS41°18'44.37"N - 8° 0'58.89"W. 

16m:43s até 16m:47s e 16m:59s até 17m:06s:


CLASSIFICATIVA: Viseu.
PISO: Gravilha.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
LOCAL: Ponte de Bertelhe.
GPS40°44'52.58"N - 7°50'45.62"W.
[Nota: Sobre este local, vd. P.E.C. Nº 57 e Nº 92 deste blogue].

17m:07s até 17m:28s:



CLASSIFICATIVA: Viseu.
PISO: Gravilha.
EXTENSÃO: 8,00 kms.
LOCAL: Reta após o cruzamento da árvore, nas imediações da povoação de Cavernães.
GPS: 40°43'1.90"N - 7°49'59.11"W.

22m:21s até 22m:46s e 23m:49s até 24m:25s:


CLASSIFICATIVA: Sintra.
PISO: Asfalto.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
LOCAL: Cruzamento para o palácio da Pena, Sintra.
GPS38°47'22.60"N - 9°23'46.93"W.

24m:26s até 24m:42s:



CLASSIFICATIVA: Sintra.
PISO: Asfalto.
EXTENSÃO: 10,50 kms.
LOCAL: Gancho à direita após a curva da Santa.
GPS: 38°47'23.52"N - 9°23'47.27"W.


AS FOTOS QUE EXIBIMOS NO PRESENTE TRABALHO [a abrir com Ari Vatanen, a fechar com o gancho à direita após a curva da Santa] FORAM OBTIDAS EM:
- http://www.forum-auto.com/sport-auto/histoire-du-sport-auto/sujet369276-1330.htm
- http://www.panoramio.com/photo/1164926?source=wapi&referrer=kh.google.com

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