P.E.C. Nº 198: Rali de Portugal/2013, 'Loulé 1'

Se o fim-do-mundo fosse em Vilar Formoso, acreditamos que Portela do Barranco, nas entranhas do Algarve, equivaleria talvez a uma espécie de Fuentes de Oñoro. 

No Rali de Portugal de 2013, foi a partir daquele pequeno povoado encravado nos confins do concelho de Loulé que ensaiámos uma caminhada de vários quilómetros e em passo apressado até à «ZE 20», ‘construída’ no troço com a designação da citada cidade algarvia. 

O périplo pedonal, debaixo de um sol inclemente e em permanente plano inclinado (capaz de fazer inveja em alguns excertos ao alpinista João Garcia…) assumiu em diversos momentos uma dimensão algo Torrozeliana, remontando aos tempos da clássica escalada a partir das imediações de Folques até ao topo da colina situado em Selada das Eiras.

Identificada por alguma imprensa como francamente recomendável, pelas impressões colhidas no local ficou-nos porém a ideia que a mencionada «ZE 20» tem pouco de espetacular. 

Não obstante se ver uma parte considerável da especial e o evoluir dos carros por largos segundos, certo é que a ação se passa no essencial longe do público e à margem das emoções tradicionalmente associadas à prova. 

Daquela manhã, após o regresso à base logo após a passagem dos WRC, fica na memória um simpático e humilde tasco em Portela do Barranco, daqueles onde o tempo não passa e em que de um simples chão cimentado em tosco e ‘telhado’ com viçosas parreiras se faz a melhor esplanada do mundo (para nós definitivamente foi-o, naquele início de tarde…)

As bifanas, confecionadas com a simplicidade dos sábios, souberam divinalmente. 

As cervejas, podemos assegurar, foram tragadas com uma cadência que o próprio Ogier não desdenharia ao conduzir o seu Polo R WRC

Das memórias por esta incursão por «Loulé '1'» fica-nos aquela sombra frondosa, que descontraidamente transformámos por algum tempo numa espécie de zona de reabastecimentos privada, ainda que, como referimos, com um ‘ritmo de trabalho’ a pedir meças ao mais abnegado e eficaz mecânico das equipas oficiais: também é Rali

Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula(Volkswagen Polo R WRC)

Dennis Kuipers / Robin Buysmans(Ford Fiesta RS WRC)

Esapekka Lappi / Janne Ferm(Skoda Fabia S2000)

Evgeny Novikov / Ilka Minor(Ford Fiesta RS WRC)

Khalid Al-Qassimi / Scott Martin(Citroën DS3 WRC)

Mads Ostberg / Jonas Andersson(Ford Fiesta RS WRC)

Martin Prokop / Michael Ernst - (Ford Fiesta RS WRC)

Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen(Citroën DS3 WRC)

Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini(Ford Fiesta RS WRC)

Sébastien Ogier / Julien Ingrassia(Volkswagen Polo R WRC)

Nota:
- Os resultados da classificativa «Loulé '1'» poderão ser obtidos aqui.

A FOTO PRESENTE NESTE TRABALHO FOI OBTIDA EM:
http://2.bp.blogspot.com/-BkCUPvY7n7w/UV2JcnHffBI/AAAAAAAASAk/KywzeyaQCd4/s1600/Loule13publicLv.jpg

Comentários