terça-feira, 14 de maio de 2013

P.E.C. Nº 202: As classificativas de Mortágua no contexto do Rali de Portugal


A 29.ª edição do Rali de Portugal, disputada em 1995, marcou a entrada num novo ciclo na história da prova. 

Por imposição da FIA, a habitual ordem de trabalhos conhecida até então (primeiro dia em troços de asfalto; restantes dias em especiais de terra) teve de sofrer algumas readaptações. 

Em cima da mesa como condição indispensável para a continuidade do evento no calendário do mundial de Ralis, estava uma opção de inusitada clareza: saber que tipo de piso, em regime de exclusividade, iria servir como matriz identificadora do evento nos anos subsequentes

Num enquadramento destes, a escolha não terá sido difícil: se Sintra estava presa ao rol de belas memórias do passado e por questões de natureza política não era recuperável para o corpo de troços da prova, já a queda das duas outras grandes referências do Rali (Arganil e Fafe) seria uma operação de risco rumo a uma desaconselhável rutura com a história. 

Com estas condicionantes como pano de fundo, o Automóvel Club de Portugal apostou com naturalidade nas classificativas de terra/gravilha como o cartão de identidade do evento, ideia que fez o seu curso e vingou até hoje

O abandono da etapa de asfalto que tradicionalmente constituía o primeiro dia de hostilidades colocou ao tempo alguns desafios a César Torres e seus pares, pois dentro do princípio de diversidade geográfica que foi apanágio da prova desde os seus primórdios, havendo agora ‘menos asfalto’ pressupunha por exclusão de partes a necessidade de se encontrar ‘mais terra’ para juntar às clássicas zonas de Arganil, Fafe, Ponte de Lima ou Viseu

Habituada com eficácia a prospecionar novos palcos para o Rali de Portugal, a organização viria a encontrar na zona de Mortágua motivos suficientemente apelativos para aí fazer evoluir a respetiva caravana de inscritos. 

Entre 1995 e o depressivo ano de 2001, os eucaliptais da Serra de Boi e os braços da barragem da Aguieira receberam condignamente pilotos e melhores carros do mundo.

'Receber condignamente' no jargão do Rali, significava colocar à prova homens e máquinas, propondo-lhes classificativas ora estreitas, ora largas, zonas de muito bom piso com outras de piso bastante demolidor, segmentos rapidíssimos intercalados com outros muito mais lentos, sem esquecer os desníveis de terreno que tanto evidenciavam a tração dos bólides a subir como a coragem e destreza dos pilotos em algumas das descidas daquelas paragens. 

«Mortágua» na sua configuração clássica (partida junto a Eirigo, chegada paredes-meias com o aeródromo que também foi parque de assistência), «Vila Pouca» (ou  «Mortazel», exatamente igual mas percorrida no sentido contrário) e «Aguieira» (com uma serie de quilómetros a recortar os braços de água da albufeira com o mesmo nome) foram-se afirmando durante sete anos como um núcleo fundamental do Rali de Portugal, sem esquecer a conjugação muito interessante e diversificada que viria a constituir o troço «Mortazel/Mortágua» em 2000, bem com a versão denominada «Mortágua» redesenhada para 2001. 

Como quase sempre ocorre quando as classificativas se sucedem ao longo dos anos, alguns pontos daqueles troços foram-se notabilizando perante os seguidores da prova. 

O gancho junto a Vale de Paredes (a que se reportam as fotografias que abrem o presente trabalho) integrado na especial da «Aguieira», o também gancho de Tojeira (a que nos reportamos em concreto na P.E.C. Nº 93 deste blogue, e do qual há também imagens partilhadas na P.E.C. Nº 172 alusiva à edição de 1997 do Rali de Portugal), que era um marco no contexto dos troços «Vila Pouca»/«Mortazel», ou a passagem pelo pequeno lugar de Linhar de Pala, na classificativa de «Mortágua», a que dedicámos, aliás, algumas linhas na nossa P.E.C. Nº 69, são marcas indeléveis daquela região no âmbito do Rali de Portugal. 

título informativo fica de seguida o conjunto de vencedores ali entronizados entre 1995 e 2001, algumas outras curiosidades estatísticas, bem como os respetivos mapas dos trajetos contra o cronómetro utilizados em cada ano (em algumas das edições do Rali de Portugal em análise as infografias são iguais, uma vez que as diferenças de quilometragem entre troços nesses anos são diminutas, com diferenças de apenas algumas dezenas ou poucas centenas de metros no inícío e/ou final das classificativas em questão).

Nota:
- Na execução do presente trabalho foi uma vez mais crucial o contributo do nosso colega e amigo João Costa, pelo que aqui fica relativamente a ele o nosso mais sincero agradecimento.
    
 1 9 9 5 

 «Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 



Ver MORTÁGUA/1995 num mapa maior

Designação: «Mortágua».
Extensão: 18,22 quilómetros.
Data: 8 de março de 1995.
Horário de partida do primeiro concorrente: 9h:24m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Juha Kankkunen e François Delecour.
b) Navegador(es): Nicky Grist e Catherine François.
c) Carro(s): Toyota Celica GT-Four e Ford Escort RS Cosworth.
Tempo realizado: 11m:49s.
Média horária: 92,51 kms/h.

 «Vila Pouca»: mapa da classificativa e resultados 


Ver VILA POUCA, 1995 num mapa maior

Designação«Vila Pouca».
Extensão18,72 quilómetros.
Data8 de março de 1995.
Horário de partida do primeiro concorrente9h:52m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Juha Kankkunen.
b) Navegador(es)Nicky Grist.
c) Carro(s)Toyota Celica GT-Four.
Tempo realizado13m:06s.
Média horária85,74 kms/h.
 1 9 9 6 

 «Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTÁGUA/96 num mapa maior

Designação«Mortágua».
Extensão17,58 quilómetros.
Data6 de março de 1996.
Horário de partida do primeiro concorrente10h:05m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Freddy Loix.
b) Navegador(es)Sven Smeets.
c) Carro(s)Toyota Celica GT-Four.
Tempo realizado11m:22s.
Média horária92,79 kms/h.


 «Vila Pouca»: mapa da classificativa e resultados 



Ver VILA POUCA, 1996 num mapa maior

Designação«Vila Pouca».
Extensão18,81 quilómetros.
Data6 de março de 1996.
Horário de partida do primeiro concorrente11h:03m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Rui Madeira.
b) Navegador(es)Nuno Rodrigues da Silva.
c) Carro(s)Toyota Celica GT-Four.
Tempo realizado13m:13s.
Média horária85,39 kms/h.

 1 9 9 7 

 «Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTÁGUA/97 num mapa maior

Designação«Mortágua '1'».
Extensão17,46 quilómetros.
Data24 de março de 1997.
Horário de partida do primeiro concorrente9h:10m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Colin McRae.
b) Navegador(es)Nicky Grist.
c) Carro(s)Subaru Impreza WRC97.
Tempo realizado10:52s.
Média horária96,40 kms/h.

Designação«Mortágua '2'».
Extensão17,46 quilómetros.
Data24 de março de 1997.
Horário de partida do primeiro concorrente12:58m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Tommi Makinen.
b) Navegador(es)Seppo Harjanne.
c) Carro(s)Mitsubishi Lancer Evo IV.
Tempo realizado10.50s.
Média horária96,70 kms/h.

 «Vila Pouca»: mapa da classificativa e resultados 


Ver VILA POUCA, 1997 num mapa maior

Designação«Vila Pouca '1'».
Extensão18,76 quilómetros.
Data24 de março de 1997.
Horário de partida do primeiro concorrente10h:18m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Colin McRae.
b) Navegador(es)Nicky Grist.
c) Carro(s)Subaru Impreza WRC97.
Tempo realizado12m:47s.
Média horária88,05 kms/h.

Designação«Vila Pouca '2'».
Extensão18,76 quilómetros.
Data24 de março de 1997.
Horário de partida do primeiro concorrente14h:06m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Tommi Makinen.
b) Navegador(es)Seppo Harjanne.
c) Carro(s)Mitsubishi Lancer Evo IV.
Tempo realizado12m:52s.
Média horária87,48 kms/h.

 1 9 9 8 

 «Mortazel»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTAZEL, 1998 num mapa maior

Designação«Mortazel '1'».
Extensão18,74 quilómetros.
Data23 de março de 1998.
Horário de partida do primeiro concorrente17h:27m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Freddy Loix.
b) Navegador(es)Sven Smeets.
c) Carro(s)Toyota Corolla WRC.
Tempo realizado12m:38,4s.
Média horária88,96 kms/h.

Designação«Mortazel '2'».
Extensão18,74 quilómetros.
Data24 de março de 1998.
Horário de partida do primeiro concorrente9h:19m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Colin McRae.
b) Navegador(es)Nicky Grist.
c) Carro(s)Subaru Impreza WRC98.
Tempo realizado12m:37,6s.
Média horária89,05 kms/h.

 «Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTÁGUA/98 num mapa maior

Designação«Mortágua '1'».
Extensão17,15 quilómetros.
Data23 de março de 1998.
Horário de partida do primeiro concorrente18h:00m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Colin McRae.
b) Navegador(es)Nicky Grist.
c) Carro(s)Subaru Impreza WRC98.
Tempo realizado11m:51,5s.
Média horária86,77 kms/h.

Designação«Mortágua '2'».
Extensão17,15 quilómetros.
Data24 de março de 1998.
Horário de partida do primeiro concorrente9h:52m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Richard Burns.
b) Navegador(es)Robert Reid.
c) Carro(s)Mitsubishi Carisma GT.
Tempo realizado11m:48,7s.
Média horária87,12 kms/h.

 1 9 9 9 

 «Aguieira»: mapa da classificativa e resultados 


Ver AGUIEIRA/1999 num mapa maior

Designação«Aguieira».
Extensão23,33 quilómetros.
Data23 de março de 1999.
Horário de partida do primeiro concorrente11h:19m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Didier Auriol.
b) Navegador(es)Denis Giraudet.
c) Carro(s)Toyota Corolla WRC.
Tempo realizado16m:53,1s.
Média horária82,90 kms/h.

 «Mortazel»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTAZEL, 1999 num mapa maior

Designação«Mortazel».
Extensão18,81 quilómetros.
Data23 de março de 1999.
Horário de partida do primeiro concorrente11h:55m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Carlos Sainz.
b) Navegador(es)Luís Moya.
c) Carro(s)Toyota Corolla WRC.
Tempo realizado12m:28,9s.
Média horária90,42 kms/h.

 «Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTÁGUA/99 num mapa maior

Designação«Mortágua».
Extensão17,24 quilómetros.
Data23 de março de 1999.
Horário de partida do primeiro concorrente12h:25m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Carlos Sainz.
b) Navegador(es)Luís Moya.
c) Carro(s)Toyota Corolla WRC.
Tempo realizado11m:41,7s.
Média horária88,45 kms/h.

 2 0 0 0 

 «Aguieira»: mapa da classificativa e resultados 


Ver AGUIEIRA/2000 num mapa maior

Designação«Aguieira».
Extensão23,13 quilómetros.
Data18 de março de 2000.
Horário de partida do primeiro concorrente17h:23m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Marcus Gronholm.
b) Navegador(es)Timo Rautiainen.
c) Carro(s)Peugeot 206 WRC.
Tempo realizado16m:59,6s.
Média horária81,67 kms/h.

 «Mortazel/Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTAZEL-MORTÁGUA/2000 num mapa maior

Designação«Mortazel/Mortágua».
Extensão25,38 quilómetros.
Data18 de março de 2000.
Horário de partida do primeiro concorrente18h:00m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Marcus Gronholm.
b) Navegador(es)Timo Rautiainen.
c) Carro(s)Peugeot 206 WRC.
Tempo realizado17m:17,7s.
Média horária88,05 kms/h.

 2 0 0 1 

 «Mortágua»: mapa da classificativa e resultados 


Ver MORTÁGUA, 2001 num mapa maior

Designação«Mortágua».
Extensão21,38 quilómetros.
Data10 de março de 2001.
Horário de partida do primeiro concorrente17h:05m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Carlos Sainz.
b) Navegador(es)Luís Moya.
c) Carro(s)Ford Focus RS WRC 01.
Tempo realizado15m:30,1s.
Média horária82,75 kms/h.

 «Aguieira»: mapa da classificativa e resultados 


Ver AGUIEIRA, 2001 num mapa maior

Classificativa cancelada.

AS FOTOS PRESENTES NESTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
- http://autosport.sapo.pt/rali-de-portugal-troco-local-2=f83036

Sem comentários:

Enviar um comentário