terça-feira, 2 de julho de 2013

P.E.C. Nº 212: Mais vale cair Ingrassia que ser engraçado...


Após cada fim-de-semana em que se disputam Ralis, temos por hábito nos dias seguintes dar uma volta pela imprensa para colher informação relativamente à forma como os mesmos decorreram. 

Move-nos nessa tarefa o interesse pela modalidade. 

Interessa-nos o detalhe que ajuda, depois, a construir vários dos trabalhos que podem ser encontrados neste blogue. 

Na pretérita semana renovámos esse exercício relativamente ao Rali da Sardenha, disputado entre 21 e 23 de junho. 

Sem surpresa as notícias incidiram sobre a supremacia de Ogier, em que os adjetivos vão escasseando para qualificar a prestação do francês na temporada em curso. 

Abordou-se também a desilusão que tomou de assalto, mais uma vez, as hostes da Citroen

E escalpelizou-se a eventual necessidade de reforço dos roll-bar dos Ford da M-Sport, tamanho o fascínio dos pilotos ao serviço da equipa britânica em capotamentos de elevada nota artística

Tirando uma ou outra curiosidade à margem das questões competitivas e a fria publicitação dos resultados finais da prova italiana, das dezenas de páginas que folheámos ou dos sítios que visitamos na internet não vislumbrámos uma única menção aos navegadores presentes na prova, crítica que apontamos quer à imprensa generalista, quer à imprensa especializada em automobilismo.

Este blogue, como anteriormente deixámos claro, foi assente desde o seu início em diversos princípios dos quais não abdicamos. 

Um deles, inelutável, sustenta-se na ideia que dentro de um carro de Ralis há duas pessoas

duas missões. 

Duas tarefas que não se confundem. 

Que não se substituem entre si. 

No interior de um carro de Ralis vigora o princípio da complementaridade. 

Piloto e navegador evoluem em pleno troço numa cadeia comunicacional na qual ambos são imprescindíveis. 

Como na sala de aula em que o professor transmite a informação e aluno processa-a e aplica-a, nos Ralis o homem/mulher que se senta no banco do lado direito (exceto em Inglaterra…) é o garante, por antecipação, da ausência de efeitos-surpresa que possam perturbar a condução, além do suporte informativo ao piloto anunciando-lhe o futuro dois, três, ou quatro segundos antes de acontecer. 

Não deixa de ser irónico que pedindo-se ao navegador que ‘fale’ (muito e sem atropelos), a sua existência desportiva seja depois ‘silenciada’ pela esmagadora maioria da imprensa. 

O jornalismo da especialidade (sobretudo ele…) tem, a nosso ver, responsabilidades acrescidas naquilo que é informar sobre Ralis

A modalidade é na sua essência uma equipa de duas pessoas dentro de um carro, fazendo um trabalho conjunto (absolutamente distinto entre si) tendente a andar o mais depressa possível. 

Não se pede sequer, repare-se, uma equidade no tratamento noticioso entre quem conduz e quem lê notas. 

Mas um imperativo de algum bom senso recomendaria a alusão, ainda que breve, ao nome dos navegadores (Ingrassia dá mote ao título e encabeça o presente trabalho de forma meramente exemplificativa) é à maneira como influem decisivamente no desfecho de uma prova. 

«Zona-Espectáculo» é um blogue despretensioso. 

Este espaço funciona como uma modestíssima contribuição para um desporto de que verdadeiramente gostamos. 

Nessa medida, sem pretendermos de todo corrigir aquilo que julgamos ser uma crescente incongruência mediática, como mecanismo de compensação e a título de tributo deixamos de seguida os rostos dos navegadores dos WRC inscritos no Rali da Sardenha (ver a respetiva identificação inserindo o botão do rato sobre cada foto)

Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher. 

Por trás de um grande piloto há sempre um(a) grande navegador(a).














AS FOTOS PRESENTES NESTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
- http://static.revistascratch.com/images/motor/julien-ingrassia-estara-disponible-para-suecia_16893_full.jpg
- https://si0.twimg.com/profile_images/1005588084/MRX_9505.jpg
- http://www.wrc.com/content/drivteam/660/wrc-martin-b.jpg
- http://www.maxrally.com/uploads/images/John080213.jpg
- https://si0.twimg.com/profile_images/3107472702/56cd056ce7fd07a9eda8cb57123f61dd.jpeg
- http://www.rallylife.cz/data/imgs/0007273l.jpg
- http://www.volkswagen-group-motorsport.info/images/2005//volkswagen/fahrer/markkula//vw-20130411-4398_6241_1024x768.jpg
- http://fotos.eldiariomontanes.es/200911/carlos-640x640x80-1.jpg
- http://pix.crash.net/motorsport/710/469134.jpg
- http://25.media.tumblr.com/tumblr_m0kx18IXvi1r38tj7o1_400.png
- http://img.yle.fi/uutiset/arkisto/article5394132.ece/ALTERNATES/w580/jarmo_lehtinen_kartturi
- http://static1.kleinezeitung.at/system/galleries_520x335/upload/5/3/1/2288985/minor_gepa_726.jpg
- http://rallye-info.com/images/photos/general/2006gb/740/Wilsonmt06GB039.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário