P.E.C. Nº 239: Mapas interativos e algumas notas sobre o Rali de Portugal/2014


Daquilo que se conhece para já sobre a próxima edição do Rali de Portugal, algumas notas.

Pela primeira vez desde 2008, a interessantíssima classificativa do Vascão não consta do corpo de especiais da prova.

Após um ano de ausência (2013) e do dilúvio verificado em 2012, reentra desta feita São Brás de Alportel, no seu trajeto já quase clássico, invariavelmente utilizado desde que o evento migrou a sul do país.

Após a aventura de 2013 com apelativos 52,3 quilómetros, Almodôvar regressa ao seu conhecido formato com cerca de metade da extensão.

Santana da Serra, o troço mais ‘secreto’ e porventura menos escrutinado de todo o Rali, inverte o seu sentido de marcha (corre-se agora geograficamente de Norte para Sul), mantendo os seus quase 32 quilómetros de percurso.

Loulé fica reduzido a pouco mais de treze quilómetros, não obstante continuar a incluir o seu bilhete postal mais conhecido, o célebre gancho em Cortelha, bem como toda a zona que se segue contigua à pista de motocrosse da mesma localidade.

Silves mantém a identidade que tem expressado nos últimos anos.

A partir do interface de Montinho de Góis (que estará para o Rali de Portugal como o Entroncamento para a rede ferroviária nacional), confluem Ourique e Santa Clara em versões distintas de 2013.

Com várias alcunhas conhecidas anteriormente (Loulé/Almodôvar, Malhão, Felizes, Mu…) para a festa aprazada para inícios do próximo mês de abril a ‘Arganil do Baixo Alentejo e Algarve’ recupera a designação de Malhão, talvez para desapontamento de Jari-Matti Latvala que em 2009, no mesmo trajeto, sofreu um violento acidente destruindo o seu Focus WRC.

A superespecial de Lisboa não sofre quaisquer mutações relativamente ao já visto em ocasiões anteriores.

Não há um metro de classificativa que não tenha sido utilizado pelo menos uma vez desde 2005 (o que sinaliza uma certa noção de conservadorismo na esquematização do evento, pouco abonatório para uma organização que sempre pretendeu imprimir um cunho inovador ao Rali, injetando-lhe a cada edição novos polos de interesse para pilotos e público).

A diferença entre quilómetros contra o cronómetro (339,46 kms) e a distância total do Rali (1.394,80 kms) continua desproporcionada, mesmo se das contas subtrairmos a ligação de pouco mais de trezentos quilómetros entre Lisboa e o Algarve no primeiro dia de hostilidades.

O último dia de prova, eventualmente decisivo no desfecho final quanto a classificações, tem no total escassos 43,87 quilómetros (ainda que as transmissões televisivas assim o recomendem), quando a título comparativo em 2013 só a Power Stage (‘Almodôvar 2’) teve os referidos 52.300 metros.

Em 2014 a Power Stage (‘Loulé 2’) terá menos de catorze quilómetros.

Em 2011 ('Santana da Serra 2') teve mais de trinta e um.

De seguida publicamos os mapas interativos do Rali de Portugal de 2014, nos moldes em que a organização gizou a prova.

Com linhas vermelhas estão identificados os troços de sexta-feira (4 de abril), a amarelo as especiais de sábado (5 de abril) e com a cor verde as de domingo, último dia do evento (6 de abril).

Nos mapas em apreço estão identificados os locais que em anos anteriores a direção de prova classificou como Zonas-Espectáculo, pelo que se nesta matéria existirem alterações a efetuar em função da informação que para o efeito vier a ser disponibilizada, o trabalho que agora publicamos será objeto das devidas atualizações.

 Rali de Portugal / 2014 


Quarta-feira, 2 de abril 

- Shakedown - 'Vale Judeu' (4,98 kms) - 14h:30m.


Quinta-feira, 3 de abril

- SS1 - 'Lisboa' (3,27 kms) - 18h:01m.


Sexta-feira, 4 de abril

- SS2 - 'Silves 1' (21,50 kms) - 10h:06m.
- SS3 - 'Ourique 1' (25,04 kms) - 11h:06m.
- SS4 - 'Almodôvar 1' (26,48 kms) - 11h:49m.
- SS5 - 'Silves 2' (21,50 kms) - 14h:51m.
- SS6 - 'Ourique 2' (25,04 kms) - 15h:51m.
- SS7 - 'Almodôvar 2' (26,48 kms) - 16h:34m.



Sábado, 5 de abril

- SS8 - 'Santa Clara 1' (19,09 kms) - 9h:50m.
- SS9 - 'Santana da Serra 1' (31,90 kms) - 10h:45m.
- SS10 - 'Malhão 1' (22,15 kms) - 11h:55m.
- SS11 - 'Santa Clara 2' (19,09 kms) - 14h:50m.
- SS12 - 'Santana da Serra 2' (31,90 kms) - 15h:45m.
- SS13 - 'Malhão 2' (22,15 kms) - 16h:55m.



Domingo, 6 de abril

- SS14 - 'Loulé 1' (13,83 kms) - 9h:00m.
- SS15 - 'São Brás de Alportel' (16,21 kms) - 9h:50m.
- SS16 - 'Loulé 2' - Powerstage - (13,83 kms) - 11h:00m.


 SHAKEDOWN / 'VALE JUDEU' - (4,98 quilómetros) 

Ver SHAKEDOWN, 2014 num mapa maior

 'SUPERESPECIAL DE LISBOA' - (3,27 quilómetros) 

Ver SUPERESPECIAL DE LISBOA, 2014 num mapa maior

 'SILVES' - (21,50 quilómetros) 

Ver SILVES, 2014 num mapa maior

 'OURIQUE' - (25,04 quilómetros) 

Ver OURIQUE, 2014 num mapa maior

 'ALMODÔVAR' - (26,48 quilómetros) 

Ver AL MODÔVAR, 2014 num mapa maior

 'SANTA CLARA' - (19,09 quilómetros) 

Ver SANTA CLARA, 2014 num mapa maior

 'SANTANA DA SERRA' - (31,90 quilómetros) 

Ver SANTANA DA SERRA, 2014 num mapa maior

 'MALHÃO' - (22,15 quilómetros) 

Ver MALHÃO, 2014 num mapa maior

 'SÃO BRÁS DE ALPORTEL' - (16,21 quilómetros) 

Ver SÃO BRÁS DE ALPORTEL, 2014 num mapa maior

 'LOULÉ' - (13,83 quilómetros) 

Ver LOULÉ, 2014 num mapa maior

A FOTO PRESENTE NESTE TRABALHO FOI OBTIDA EM:
- http://www.rallydeportugal.pt/content.aspx?menuid=159

Comentários

  1. sim concordo, mas uma pergunta o salto da power stage do ano 2013 em almodovar... vai se repetire esse troço???

    ResponderEliminar
  2. Vai. Será o troço de Ourique, a disputar na sexta-feira.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário