P.E.C. Nº 275: Armamar (I); por entre vinhedos e socalcos...


 alguns dias atrás deslumbrámo-nos com o Rali da Alemanha e as sempre espectaculares classificativas traçadas nos vinhedos ao redor da cidade de Trier (tida como a mais antiga urbe germânica), com o rio Mosel como pano de fundo. 

Provas especiais de classificação a fazer a poda de videiras não são, contudo, uma invenção alemã.

Armamar, troço que integrou intermitentemente o conjunto de especiais do Rali de Portugal entre 1976 e 1992, é (não o único, mas seguramente o principal) exemplo maior da interacção entre o melhor de dois mundos admiráveis: Ralis e o néctar dos deuses.

Estreita, com piso irregular, repleta de curvas e sem quaisquer retas dignas desse nome, a subida que vai de Folgosa do Douro, à beira-rio, até à vila de Armamar, no topo das colinas, é tudo o que se pede a um troço clássico, obrigando a muito empenho na condução, desembaraço no jogo de braços, e sabedoria no pisar do acelerador.

Nos anos setenta, quando o respetivo piso era em terra, a especial em questão destacou-se em 1976 e 1977 por ser a mais lenta de todas quantas compunham o Rali de Portugal, aspeto que comprova na perfeição o desnível e sinuosidade do seu percurso.

Feito à medida de campeões como Sainz, Auriol, Munari, Waldegard, Mikkola ou Biasion, da lista de vencedores do troço destacam-se, porém, os nomes de Vatanen, Toivonen e Ragnotti, sinalizando a determinação e irreverência como requisitos para ser rápido naquele trajeto cronometrado.

Estivemos recentemente em Armamar.

A classificativa, que durante anos funcionou como um sublime tandem entre a região norte do país e a lendária zona de troços perto de Viseu, é a todos os títulos extraordinária, serpenteando sem fim os vinhedos que a enquadram, naquele tipo de estradas que elevam a alma a quem verdadeiramente gosta de condução e de automobilismo.

<><><>  <><><>  <><><>

 1) História da classificativa de 'Armamar' em números 

Ano: 1976.
Piso: terra.
Data: 11 de março.
Designação: Armamar ‘1’.
Extensão: 9,50 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 21h:59m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Sandro Munari.
b) Navegador(es): Silvio Maiga.
c) Carro(s): Lancia Stratos HF.
Melhor tempo realizado: 8m:43s.
Média horária: 65,49 kms/h.

Ano: 1976.
Piso: terra.
Data: 12 de março.
Designação: Armamar ‘2’.
Extensão: 9,50 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 16h:40m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Sandro Munari.
b) Navegador(es): Silvio Maiga.
c) Carro(s): Lancia Stratos HF.
Melhor tempo realizado: 8m:27s.
Média horária: 67,46 kms/h.

Ano: 1977.
Piso: terra.
Data: 3 de março.
Designação: Armamar ‘1’.
Extensão: 9,50 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 05h:05m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Ari Vatanen.
b) Navegador(es): Peter Bryant.
c) Carro(s): Ford Escort RS 1800.
Melhor tempo realizado: 8m:17s.
Média horária: 68,81 kms/h.

Ano: 1977.
Piso: terra.
Data: 4 de março.
Designação: Armamar ‘2’.
Extensão: 9,50 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 16h:00m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Ari Vatanen + Bjorn Waldegaard.
b) Navegador(es): Peter Bryant + Hans Thorszelius.
c) Carro(s): Ford Escort RS 1800 + Ford Escort RS.
Melhor tempo realizado: 8m:12s.
Média horária: 69,51 kms/h.

Ano: 1978.
Piso: terra.
Data: 21 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 6,00 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 16h:05m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Hannu Mikkola.
b) Navegador(es): Arne Hertz.
c) Carro(s): Ford Escort RS 1800.
Melhor tempo realizado: 5m:21s.
Média horária: 69,10 kms/h.

Ano: 1981.
Piso: asfalto.
Data: 6 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,50 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 15h:45m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Michèle Mouton.
b) Navegador(es): Fabrizia Pons.
c) Carro(s): Audi Quattro.
Melhor tempo realizado: 7m:35s.
Média horária: 75,16 kms/h.

Ano: 1982.
Piso: asfalto.
Data: 5 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,56 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 22h:02m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Henri Toivonen.
b) Navegador(es): Fred Gallagher.
c) Carro(s): Opel Ascona 400.
Melhor tempo realizado: 6m:55s.
Média horária: 82,93 kms/h.

Ano: 1986.
Piso: asfalto.
Data: 7 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,50 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 16h:17m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Carlos Bica.
b) Navegador(es): Cândido Júnior.
c) Carro(s): Lancia Rally 037.
Melhor tempo realizado: 6m:50s.
Média horária: 83,41 kms/h.

Ano: 1987.
Piso: asfalto.
Data: 13 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,30 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 14h:50m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Jean Ragnotti.
b) Navegador(es): Pierre Thimonier.
c) Carro(s): Renault 11 Turbo.
Melhor tempo realizado: 6m:40s.
Média horária: 83,70 kms/h.

Ano: 1988.
Piso: asfalto.
Data: 4 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,30 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 14h:20m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Yves Loubet.
b) Navegador(es): Jean-Bernard Vieu.
c) Carro(s): Lancia Delta HF 4WD.
Melhor tempo realizado: 6m:43s.
Média horária: 83,08 kms/h.

Ano: 1989.
Piso: asfalto.
Data: 3 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,30 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 13h:50m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Didier Auriol.
b) Navegador(es): Bernard Occelli.
c) Carro(s): Lancia Delta Integrale.
Melhor tempo realizado: 6m:39s.
Média horária: 83,91 kms/h.

Ano: 1990.
Piso: asfalto.
Data: 9 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,20 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 14h:47m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Carlos Sainz.
b) Navegador(es): Luís Moya.
c) Carro(s): Toyota Celica GT-4 (ST 165).
Melhor tempo realizado: 6m:32s.
Média horária: 85,04 kms/h.

Ano: 1991.
Piso: asfalto.
Data: 8 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,30 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 15h:05m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Carlos Sainz.
b) Navegador(es): Luís Moya.
c) Carro(s): Toyota Celica GT-4 (ST 165).
Melhor tempo realizado: 6m:45s.
Média horária: 82,67 kms/h.

Ano: 1992.
Piso: asfalto.
Data: 6 de março.
Designação: Armamar.
Extensão: 9,30 quilómetros.
Horário de partida do primeiro concorrente: 15h:05m.
Vencedores:
a) Piloto(s): Massimo Biasion.
b) Navegador(es): Tiziano Siviero.
c) Carro(s): Ford Sierra Cosworth 4x4.
Melhor tempo realizado: 6m:21s.
Média horária: 87,87 kms/h.

 2) Infografia 

Ver ARMAMAR num mapa maior

 3) 'Armamar' onboard 


Comentários

  1. Parabéns! Notavel.Isto é amor! Vamos repetir a dose, quase 40anos depois... Um bocadinho diferente dessa epoca: Era em terra, estreito e cheio de lendas... Não é Porfirio santos Silva???

    ResponderEliminar

Enviar um comentário