P.E.C. Nº 55: Rali de Portugal/2011, 'Ourique 2'



O local documentado pelas imagens que se seguem, é assumidamente um dos nossos prediletos dentro de todo o conjunto de classificativas que atualmente dão corpo ao Rali de Portugal.

Trata-se do lugarejo de 'Monte Abaixo', em plena classificativa de Ourique.

Não sendo reconhecido pela organização da prova como 'Zona-Espetáculo', este sítio é ainda relativamente desconhecido do grande público, facto que não será alheio à acessibilidade algo difícil e à completa ausência de sinalização para o efeito.

No entanto, do ponto de vista do espetador, todo este trecho da classificativa de Ourique reúne condições mais que suficientes para o considerarmos especialmente apelativo.

O amplo campo visual à disposição possibilita seguir a ação dos carros durante um período de tempo considerável.



A uma zona de centenas de metros em descida, com curvas médias, que culmina com uma curva apertada à direita, quase gancho, sucede com uma reta onde os bólides colocam os cavalos à solta e a plenos pulmões parecem esventrar as entranhas da estrada, 'despedindo-se' simbolicamente dos adeptos com uma cerrada cortina de pó.

Há, porém, em todo este local um outro pormenor que para nós é decisivo: o momento em que a condução pura e dura dá lugar ao mais genuíno desafio sobre as leis da física, quando os pilotos mais afoitos se decidem, numa fração de segundo, optar por deixar terra firme permitindo-se literalmente levitar.

Quem conhece as imagens do eterno Colin McRae a exercer um 'voo picado', 'predador', na descida ao Enxudro, Arganil, sabe a que nos referimos no parágrafo anterior.

Em 2009, Jari-Matti Latvala [quem mais?...] levou ao rubro o 'Monte Abaixo', quando na primeira passagem por Ourique [que venceu] se permitiu possibilitar a Miikka Anttila, seu navegador, a inusual experiência de estar sentado num automóvel ao mesmo tempo que flutuava sem chão debaixo dos pés.

Nesse momento o gaudio dos espetadores foi de tal ordem que, porventura como nunca antes, o 'Monte' correu mesmo sérios riscos de vir 'Abaixo'...



ARMINDO ARAÚJO/MIGUEL RAMALHO [Mini John Cooper Works S2000]:

BERNARDO SOUSA/ANTÓNIO COSTA [Ford Fiesta RS WRC]:

BRUNO MAGALHÃES/PAULO GRAVE [Peugeot 207 S2000]:

DENNIS KUIPERS/FREDERIC MICLOTTE [Ford Fiesta RS WRC]:

HENNING SOLBERG/ILKA MINOR [Ford Fiesta RS WRC]:

JARI-MATTI LATVALA/MIIKKA ANTTILA [Ford Fiesta RS WRC]:

KIMI RAIKKONEN/KAJ LINDSTROM [Citroen DS3 WRC].MOV

MATTHEW WILSON/SCOTT MARTIN [Ford Fiesta RS WRC]:

MIKKO HIRVONEN-JARMO LEHTINEN [Ford Fiesta RS WRC]:

PETER VAN MERKSTEIJN/EDDY CHEVAILLIER [Citroen DS3 WRC]:

PETTER SOLBERG/CHRIS PATTERSON [Citroen DS3 WRC]:

SÉBASTIEN LOEB/DANIEL ELENA [Citroen DS3 WRC]:

SÉBASTIEN OGIER/JULIEN IGRASSIA [Citroen DS3 WRC]:

Comentários