P.E.C. Nº 138: Rali de Portugal/2012, 'Tavira 1'


Tavira, na versão utilizada no Rali de Portugal de 2012, é das mais admiráveis classificativas em piso de terra existentes no nosso país.

Dela diz José Janela, experimentadíssimo navegador, ser «especial nova no rali, com início rápido e alterações constantes de ritmo, devido a mudanças de direção. Ao km 3,37, entramos em estrada estreita, onde as notas são fundamentais para não se perder velocidade. O piso exige cautelas para não se furar e ao km 8,49 entramos num estradão rápido e técnico, com zonas de asfalto, mas a exigir excelentes notas até final, para que os pilotos mantenham ritmo e concentração» [in AutoSport, 'Guia do Rali de Portugal', Março de 2012].

Em Tavira há todo um beber [e dada a chuva diluviana que se abateu sob a região do Algarve na sexta-feira, dia 30 de março de 2012, o recurso ao termo ‘beber’ não será de todo descabido…] da melhor inspiração arganilense, com a classificativa, nos seus ganchos e zonas rápidas [a diversidade como condição para notação máxima a um troço], a afagar com paciente sabedoria os desníveis dos montes e vales em redor da cidade que é foz do Gilão.

O regresso do Rali de Portugal à Serra de Tavira impunha-se, e o chamamento há muito que se fazia sentir através das diversas sessões de testes ali realizadas pelas mais variadas equipas ao longo dos últimos anos.

É da primeira [e única] passagem por Tavira que se referem as imagens seguintes, colhidas no gancho junto à povoação de Zimbral [coordenadas: 37°11'37.18"N - 7°40'10.45"W], local classificado pela organização na pretérita edição do Rali de Portugal como ZE N.º 13.

RALI DE PORTUGAL | 2012

CLASSIFICATIVA: 'Tavira 1'.
EXTENSÃO: 25,01 quilómetros.
VENCEDORES: Dani Sordo + Carlos Del Barrio.
CARRO: Mini John Cooper Works WRC.
TEMPO REALIZADO: 17m:55,3s.
MÉDIA HORÁRIA: 83,73 kms/h.


Evgeny Novikov + Denis Giraudet [Ford Fiesta RS WRC]:

Nasser Al Attiyah + Giovanni Bernacchini [Citroen DS3 WRC]:

Daniel Oliveira + Carlos Magalhães [Ford Fiesta RS WRC]:

Mads Ostberg + Jonas Andersson [Ford Fiesta RS WRC]:

Armindo Araújo + Miguel Ramalho [Mini John Cooper Works WRC]:

Jari Ketomaa + Mika Stenberg [Ford Fiesta RS WRC]:

Peter Van Merksteijn + Eddy Chevaillier [Citroen DS3 WRC]:

Dennis Kuipers + Robin Buysmans [Ford Fiesta RS WRC]:

Martin Prokop + Zdenek Hruza [Ford Fiesta RS WRC]:

Dani Sordo + Carlos Del Barrio [Mini John Cooper Works WRC]:

Patrik Sandell + Maria Andersson [Mini John Cooper Works WRC]:


Comentários